• Início
  • Notícias
  • Asma atinge cerca de 10% de pessoas no Brasil e mata duas a cada ano

Notícias

Asma atinge cerca de 10% de pessoas no Brasil e mata duas a cada ano

Publicada em 02/09/2009 às 18h36

Especialistas renomados de todo o País falarão sobre o assunto na Capital Especialistas renomados de todo o País falarão sobre o assunto na Capital

Crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito são os sintomas mais comuns da asma, doença que, segundo o Ministério da Saúde (MS), aparece em 10% da população brasileira. Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) mostram que no Brasil a doença é responsável por quase 400 mil internações hospitalares anualmente, a um custo superior a R$ 200 milhões.

A cada ano, dois mil brasileiros morrem em consequência da asma, revelando assim a gravidade de uma doença que, apesar de não ser totalmente curável, deve ser tratada o quanto antes. Com esse objetivo, as Sociedades Brasileira e Paraibana de Pneumologia e Tisiologia promoverão de quinta a domingo desta semana, o 13º Congresso Norte-Nordeste de Pneumologia e a 1ª Jornada Paraibana Interdisciplinar em doenças do Aparelho Respiratório.

Os eventos, que têm como público-alvo profissionais e estudantes da área de saúde, serão realizados na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, em João Pessoa.

A programação contará com palestras e conferências sobre Tabagismo, Asma, DPOC, Circulação Pulmonar, Tuberculose, Pneumonias, Bronquiectasias, Infeccão Fúngica, Ventilação Mecânica e Radiologia.

Entre as atividades paralelas estão um fórum para uniformizar a implementação de fármacos utilizados nas enfermidades respiratórias em todo o Norte-Nordeste, viabilizado pelo Ministério da Saúde; sessões técnicas para a apresentação de trabalhos, e os cursos pré-congresso de Tabagismo e Radiologia.