• Início
  • Notícias
  • As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis

Notícias

As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis

Publicada em 29/09/2007 às 09h30

A Terceira Idade não é mais novidade. Estamos chegando a uma denominada Quarta Idade. Os anos estão passando e a população está envelhecendo. Como envelhecer saudável? Como encarar esse processo do envelhecimento? As perguntas foram respondidas pelo médico geriatra Arnaldo Viegas, durante a apresentação da palestra “Envelhecer Saudável”, no IV Encontro sobre Saúde, iniciado há pouco no Shopping Sebrae.

Segundo o médico, a melhor opção para envelhecer saudável é buscar viver bem o dia-a-dia sem impor tantas limitações. “Está sacramentado que a vigente lei da ação e da reação é imutável. O infeliz que abuse dela amarga o fado do falecimento precoce. O felizardo que dela souber tirar proveito goza o júbilo de envelhecer saudável, acompanhado daqueles que o amaram ao longo de toda a sua jornada”, alertou.

Cada vez mais, eles têm deixado as cadeiras de balanço de lado e estão se dedicando a atividades culturais, a exercícios físicos e ao lazer. Os passeios na pracinha para jogar milho aos pombos e só se divertir em uma partida de dominó ficaram no passado, a vida agora é bem mais agitada.

O fato é que, de alguns anos para cá, os padrões mudaram. As pessoas têm chegado à terceira idade cada vez mais fortes e saudáveis. E o Brasil, que já não é um país predominantemente de jovens, já começa a observar mudanças no comportamento das dessa faixa etária. Novas possibilidades de lazer como viagens, bailes, grupos de teatro e práticas esportivas tem sido alternativas crescentes para essas pessoas.

“Para envelhecer bem, você tem que se aceitar do jeito que você é. Criou uma ruga aqui outra lá, não tem importância. Se você se olha no espelho e se apavora, você envelhece mais rápido. Você tem que se aceitar, não ter vergonha da idade, ter orgulho da idade que te”, concluiu Arnaldo Viegas.

Reconhecer a Terceira Idade como uma fase que possui o seu perfil, como é peculiar a cada fase do desenvolvimento humano; promover espaço para esse reconhecimento, e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento a respeito da velhice, são alguns dos objetivos fundamentais do encontro.