Atender crianças e adolescentes que precisam de assistência na área de urgência e emergência em um ambiente mais acolhedor. Com esse propósito, foi inaugurada, com um café da manhã nesta segunda-feira (31), a nova ala infanto-juvenil do Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A solenidade contou com a presença da imprensa e de gestores, cooperados e colaboradores da Unimed JP.
A nova ala já começou a funcionar. A área, que fica no primeiro andar, dispõe de nove leitos, para atendimento de crianças a partir de cinco anos e adolescentes. Para dar mais segurança e conforto é permitido o acompanhamento de uma pessoa por criança. Três dos nove leitos são equipados para assistência a casos mais graves e um é reservado para crianças que necessitam ficar em ambiente separado dos demais. Com um espaço moderno e instalações confortáveis, o local foi todo ambientado dentro de uma proposta de humanização, buscando o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes.
"A ampliação da área de urgência e emergência do Hospital para crianças e adolescentes tem o propósito de acolher melhor e com mais privacidade esse público. O espaço trará mais segurança e qualidade na assistência", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unimed João Pessoa, Demóstenes Paredes Cunha Lima.
O gestor dos Serviços Hospitalares da Unimed JP, Norberto de Castro, explicou que a ampliação faz parte de um planejamento com o objetivo de potencializar ainda mais o perfil de alta complexidade do Hospital Alberto Urquiza.
O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Gonçalves de Medeiros, afirmou que a ampliação é um avanço importante para a pediatria do Estado. "É uma contribuição importante que a Unimed JP oferece para melhorar e humanizar o atendimento as crianças e adolescentes", enfatizou.
Para o presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Claúdio Orestes Brito Filho, a nova ala infanto-juvenil do Alberto Urquiza vem contribuir para uma assistência com mais qualidade e segurança para as crianças e adolescentes. "Também possibilita mais mercado de trabalho para médicos e toda uma equipe de profissionais envolvidos no cuidado a esses pacientes", afirmou.
DEPOIMENTOS
Durante a solenidade, representantes de classe médica, gestores e coordenadores médicos da Unimed JP falaram sobre o que representa para o atendimento em pediatria essa expansão. Confira os depoimentos:
"A expansão de leitos vem atender às necessidades dos clientes da Unimed JP, especificamente 26% da carteira da Cooperativa. Para os pediatras é uma grande conquista dispor de um ambiente acolhedor e poder prestar uma assistência humanizada."
Alexandrina Lopes, gestores clínica dos Serviços Hospitalares e presidente da Cooperativa dos Pediatras da Paraíba (Cooped-PB)
"Essa ampliação consolida o reforço ao cuidado de crianças e adolescentes."
Lúcia de Fátima Gadelha, diretora administrativa da Unimed João Pessoa
"Um outro espaço para dar um conforto maior e um atendimento mais humanizado. No contexto nacional, onde existe uma diminuição na quantidade de leitos hospitalares em pediatria, passamos a oferecer uma melhor oportunidade de receber esses pequeninos que chegam para nós tão adoentados."
Tânia Menezes, gestora de produção dos Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa
"Nesses últimos anos, o avanço na pediatria neste hospital foi grande. Começou com a ala de Oncologia Pediátrica; passando pela Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin); a linha de cuidado materno-infantil, que tem trabalhos como incentivo à amamentação; melhoria das UTIs Pediátricas e, agora, essa ala, que era um sonho de todos, e com certeza não vai parar aqui.Vamos continuar trabalhando para fazer uma pediatria melhor sempre, com mais qualidade"
Darcy de Fátima Luckwu de Lucena, coordenadora do Pronto Atendimento Pediátrico do Alberto Urquiza