As oscilações hormonais, as mudanças no corpo e na vida social e profissional em função da gravidez podem alterar o estado emocional da mulher. Além disso, a expectativa pela chegada do filho e as dúvidas sobre as novas responsabilidades também podem influenciar.
A cada três meses, as variações de algumas características no comportamento da mulher são mais perceptíveis. Confira as principais mudanças emocionais durante a gravidez:
PRIMEIRO TRIMESTRE
Os três primeiros meses de gestação são os mais conturbados para o corpo. Apesar de a gravidez ainda não estar muito aparente fisicamente, as alterações hormonais e uma mistura de sentimentos comandam várias situações da rotina da mulher. Graças à mudança na quantidade e nos tipos de hormônios, é comum as grávidas sentirem bastante enjoo e cansaço durante este período, além de ficarem mais sensíveis e chorarem sem razão aparente. Algumas, no entanto, não sentem nenhum efeito das flutuações hormonais.
Os homens podem sentir dificuldades em saber como ajudar a mulher durante a gravidez. A constante variação de humor e a queda de energia podem deixá-lo confuso sobre como lidar com o comportamento e com as novas necessidades da parceira. Uma conversa sobre essa nova fase pode ser esclarecedora e ajudar a conservar o relacionamento saudável.
Veja dicas para lidar melhor com o 1º trimestre da gravidez:
- O cansaço e os enjoos podem afetar, por exemplo, o desempenho no trabalho e os relacionamentos sociais. Por isso, permita-se diminuir o ritmo sempre que for possível;
- Enjôos geralmente interferem no apetite, mas é importante que a grávida mantenha a ingestão dos nutrientes necessários. Para isso, é para diminuir os enjôos, tente ingerir alimentos magros e ricos em carboidratos; beber bastante água; comer porções pequenas de alimentos com alto teor de proteína, fazer várias refeições pequenas por dia;
- Compartilhe seus sentimentos com o parceiro e explique como a gravidez afeta seu corpo. Convide-o para participar das consultas com o obstetra. Isso pode ajudar a entender melhor o que acontece durante a gravidez.
SEGUNDO TRIMESTRE
Em relação ao aspecto emocional, este período costuma ser o mais estável da gravidez, pois os hormônios se estabilizam e os enjoos tendem a sumir após a 12ª semana. É também no segundo trimestre da gravidez que a maioria das mulheres começa a sentir o bebê mexer, o que proporciona muitas emoções às futuras mamães.
Apesar de a vida do casal se normalizar, pois as emoções da gestante ficam mais previsíveis, a mulher pode se sentir insegura e com baixa autoestima por causa do engrossamento da cintura e do alargamento do corpo para acomodar o feto.
Veja dicas para lidar melhor com o 2º trimestre da gravidez:
- Controle a quantidade de calorias pra evitar engordar mais do que o esperado;
- Roupas confortáveis e com bom caimento ajudam a mulher a se sentir bonita e com autoestima elevada. Planeje o guarda-roupa para a gravidez;
- Se ficar tensa com os exames solicitados pelo médico, tire todas as dúvidas com ele.
TERCEIRO TRIMESTRE
Nos últimos três meses, sentimentos contraditórios acompanham a mulher, que pode estar apreensiva com a proximidade do parto e, ao mesmo tempo, ansiosa em ter o filho nos braços.
Por isso, o estado emocional da gestante poderá ficar instável. A preparação do corpo para o parto também pode trazer bastante desconforto.
Veja dicas para lidar melhor com o 3º trimestre da gravidez:
- Descanse o máximo possível física e psicologicamente;
- No tempo livre, relaxe, fazendo atividades agradáveis;
- Se você fez o acompanhamento médico necessário, confie no seu corpo, que foi biologicamente preparado para o parto.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)