A apresentação do Coral Jovem UniGente no Prêmio ODM Brasil, em Brasília, na última quarta-feira (24), teve grande repercussão. Vários representantes do poder público e de movimentos sociais encaminharam e-mails para o Instituto UniGente, parabenizando o Coral.
Uma delas foi a Consultora da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, Olga Matoso. Para ela, os jovens proporcionaram um momento de intensa ternura, de serenidade, paz e enlevo para sua alma. “Ficará na minha memória, aquela cena do palco enquanto eles cantavam e no meu coração aquela sensação gostosa experimentada, enquanto ouvia suas vozes em harmonia, embalando-me e deixando-me imensamente feliz”, disse.
A consultora enfatizou a importância do trabalho do Instituto UniGente para a formação de pessoas de caráter, que ajudarão no desenvolvimento do País. Além disso, Olga Matoso afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Instituto UniGente promove a inclusão dessas pessoas ao essencial ,com base em valores éticos e morais.
A diretora geral de gestão de pessoas da Prefeitura de Recife, Maria José de Fátima Marques Cavalcanti, afirmou que ficou emocionada durante a “belíssima” apresentação do Coral. “Parabenizo a todos e todas as pessoas que contribuíram para tornar realidade sua ida (do Coral) a Brasília e todos os jovens que formam o Coral e professores”, ressaltou.
A coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e do “Nós Podemos Paraná", Maria Aparecida Zago Udenal, parabenizou o trabalho do UniGente, que, segundo ela, é responsável pela transformação de vidas.
O coordenador do Movimento Nós Podemos Minas, Walfredo Rodrigues, definiu como maravilhosa a apresentação e parabenizou o grupo.
A coordenadora do Movimento Nós Podemos Pernambuco, Maria Brassan, também destacou a apresentação. "Parabéns pelo belo trabalho. A apresentação foi emocionante, belíssima!", disse, por e-mail.
RECONHECIMENTO
O Coral Jovem UniGente se apresentou na abertura da solenidade de entrega do 3º Prêmio ODM Brasil, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O grupo cantou duas músicas: “Se bastasse uma canção”, de autoria do italiano Eros Ramazzotti, que ficou conhecida no Brasil em uma versão cantada por Selma Reis, e “Sal da Terra”, de Beto Guedes.
Na ocasião, os jovens foram amplamente aplaudidos pelo público. Eles foram convidados para abrir o evento pela Presidência da República. Dos 71 jovens que formam o grupo atualmente, participarão da cerimônia os 50 integrantes que estão no grupo há mais tempo.
SOLENIDADE
Durante a solenidade, 20 prefeituras e organizações da sociedade civil foram premiadas por incentivar práticas que contribuem para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODMs são uma série de metas definidas durante uma reunião da Organização das Nações Unidas(ONU), em 2000, e que devem ser cumpridas por 191 países, incluindo o Brasil, até 2015.
A escolha dos vencedores foi realizada no dia 25 de fevereiro, durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Nesta terceira edição, o Prêmio recebeu 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais.
O prêmio foi realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.