O infectologista Renato Grinbaum, de São Paulo, afirmou que existe uma tendência de se utilizar antibióticos em pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em situações em que eles não são necessários. De acordo com o médico, isso ocorre por causa da gravidade destes pacientes, mas é preciso muito critério nesta utilização.
Renato Grinbaum ministrou as duas palestras do segundo dia do 1º Curso de Antibioticoterapia do Hospital Unimed JP. Ele afirmou que é imprescindível detectar quando se deve utilizar os antibióticos, o momento que seu uso deve ser mais restrito e onde pode ser utilizado com mais agressividade.
Segundo Grinbaum é preciso ter este cuidado porque as pessoas vão desenvolvendo resistência a essas substâncias. Por isso, é imprescindível saber quando se pode dar a “última novidade em antibióticos”.
Durante a segunda palestra, que teve como tema “Multiresistência - Prevenção. O que fazer na presença”, Renato Grinbaum mostrou como administrar antibióticos em pacientes mais graves e que não respondem a praticamente nenhum medicamento.
ENCERRAMENTO HOJE
O 1º Curso de Antibioticoterapia é promovido pela Coordenação de Capacitação Científica e está sendo realizado desde segunda-feira (3) no auditório do Hospital Unimed JP. Ele tem como público-alvo médicos plantonistas da instituição. O encerramento será hoje à noite (5).
Ontem, a abertura do segundo dia foi feita pelo coordenador de Capacitação Científica, Cássio Virgílio, que destacou a satisfação de contar com um profissional como Renato Grinbaum no curso. “Tenho certeza que, no País, dificilmente encontra-se um profissional com a capacidade teórica e prática de Renato Grinbaum", afirmou. O segundo dia do curso contou com as presenças do presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, e do diretor Financeiro da Cooperativa, João Modesto.
PROGRAMAÇÃO
Data: 05.09 – Quarta-feira
19h30 – 20h10: Antibioticoprofilaxia baseada em evidência nos pacientes cirúrgicos
Ministrante: Álvaro Ferraz (PE) – Cirurgião geral
20:10– 2050 Novos antibióticos - Indicações e riscos
Ministrante: Francisco Orniudo (PB) - Infectologista
20h50 – 21h: Intervalo
21h -22h: Erros e acertos no uso de antibiótico em pacientes cirúrgicos
Ministrante: Álvaro Ferraz (PE) – Cirurgião geral