A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador dos planos de saúde, divulgou no início deste mês o índice de reajuste anual dos planos de saúde individuais ou familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou regulamentados à Lei 9.656/98. O percentual autorizado foi de 9,65%.
O reajuste, que é aplicado anualmente no mês de aniversário do contrato (aquele em que foi fechado), deveria ter começado a vigorar em maio. Por conta da demora na definição do percentual, incidirá de forma retroativa sobre os contratos que "aniversariaram" em maio, junho e julho.
Os clientes nessa situação receberão a partir de agosto a cobrança da mensalidade com o reajuste e mais a diferença dos meses anteriores. Nos demais casos, o reajuste será aplicado normalmente a partir de mês que vem.
PARCELAMENTO
Para facilitar o pagamento no caso dos clientes em que incidirá o reajuste retroativo, o valor referente ao percentual de aumento será parcelado. Funcionará da seguinte forma:
- Aniversário em maio: nos próximos três meses (agosto, setembro e outubro), o cliente pagará a nova mensalidade normalmente e mais o reajuste retroativo dividido em três vezes.
- Aniversário em junho: nesse caso, o retroativo foi dividido em duas vezes. Ou seja, em agosto e setembro, além da mensalidade, o cliente pagará as parcelas referentes ao retroativo.
- Aniversário em julho: O retroativo será pago junto com a mensalidade de agosto.
VOLTA AO NORMAL
Para todos esses casos acima, a mensalidade voltará a ser cobrada normalmente, com o reajuste aplicado de 9,65%, após o pagamento do retroativo. A Unimed JP reforça que a medida só está sendo necessária por conta da demora da ANS em divulgar o percentual de reajuste.
Os clientes que tiverem alguma dúvida sobre o reajuste da mensalidade do plano podem entrar em contato com o Call Center. O número é 0800-725-1200. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.