• Início
  • Notícias
  • ANS concede registro definitivo de funcionamento para a Unimed JP

Notícias

ANS concede registro definitivo de funcionamento para a Unimed JP

Publicada em 24/02/2008 às 09h

Os clientes e médicos cooperados da Unimed João Pessoa receberam uma boa notícia esta semana: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou terça-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU), o comunicado de concessão de registro definitivo de funcionamento para a Cooperativa.

Com o registro, a ANS – que é o órgão do governo federal responsável pela regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades do segmento de assistência suplementar à saúde em todo o País - atesta que a Unimed João Pessoa está em dia com todas as suas informações cadastrais e com os aspectos relevantes da legislação.

Além disso, comprova que a Cooperativa tem o necessário equilíbrio econômico-financeiro, entre outras condições, para comercializar planos de saúde. “Com a autorização de funcionamento, a Agência Nacional de Saúde mostra que a Unimed é uma empresa segura, responsável e corretamente administrada”, afirmou o presidente da Cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão.

Ele destacou que, para os médicos cooperados, a concessão do registro mostra que a Cooperativa está no caminho administrativo certo. No caso dos clientes, a autorização representa a garantia de uma assistência de qualidade. “Como reflexo da administração, a Unimed JP, durante o ano de 2007, não teve nenhum auto de infração lavrado contra si, ratificando os seus ideais de honestidade, responsabilidade e seriedade”, disse Aucélio Gusmão. O comunicado publicado no DOU é assinado pelo diretor de Normas e Habilitação de Operadoras da ANS, Alfredo Luiz de Almeida Cardoso.

EXIGÊNCIAS ÀS OPERADORAS

O processo para obtenção da autorização de funcionamento é complexo. As operadoras têm que demonstrar que preenche os requisitos exigidos pela ANS para a comercialização de planos privados de assistência à saúde, que cumprem todas as exigências econômico-financeiras - como a constituição das garantias e provisões técnicas -, além de possuirem uma organização administrativa compatível com as necessidades dos seus clientes.

Para se ter idéia do rigor, até o dia 19 de fevereiro, de acordo com informações obtidas no site da ANS (www.ans.gov.br), das 337 Unimeds com registro ativo na agência, apenas 68 possuíam autorização de funcionamento. Isso representa cerca de 20% do total. Das 68, apenas cinco ficam no Nordeste: três na Paraíba (Unimeds João Pessoa, Sousa e Patos) e duas no Rio Grande do Norte (Unimeds Natal e Vale do Açu).

TRADIÇÃO NA PARAÍBA

Com 36 anos de atuação no mercado, a Unimed João Pessoa é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Para atender aos quase 119.500 clientes, a Cooperativa disponibiliza aproximadamente 1,4 mil médicos de todas as especialidades e mantém uma rede de atendimento que inclui 141 clínicas, 44 laboratórios, 5 prontos-socorros e 56 hospitais credenciados.

A empresa investe, permanentemente, na modernização. Hoje, os clientes são identificados através de um sistema digital – o Finger - e todos os procedimentos passaram a ser requisitados de forma on-line desde o dia 21 de novembro do ano passado. Há pouco mais de um ano, a Cooperativa substituiu o antigo sistema operacional – o Infomed – por um novo – o Datasus. Além de tornar mais ágeis os processos, o Datasus ainda reduziu custos.

A sede administrativa da Cooperativa passou por uma reforma e ampliação no início de 2004. Com isso, os funcionários ganharam mais conforto e os clientes passaram a dispor de um atendimento mais ágil, pois o projeto arquitetônico foi desenvolvido de forma a facilitar o trânsito entre os setores com atividades afins.

Entre os bens da Cooperativa, um dos destaques é o Hospital Unimed JP, o maior do Estado e referência em procedimentos de alta complexidade. O Hospital dispõe de um moderno Centro de Terapia Intensiva, composto por cinco UTIs (Adulto, Coronariana, Pós-Operatório, Pediátrica e Neo-Natal); Centro Cirúrgico; maternidade; Centro de Diagnóstico por Imagem; Setor de Hemodinâmica; e Pronto-Atendimento, entre outros serviços.

Na atual gestão, a Diretoria Executiva conseguiu pagar todos os empréstimos contraídos para a construção do Hospital, o que totalizou um desembolso financeiro de mais de R$ 27 milhões. “Hoje, o hospital está pago, pertence à Unimed, a seus médicos cooperados, seus clientes e à comunidade de João Pessoa”, ressaltou Aucélio Gusmão.

EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Nos últimos anos, a Unimed JP também se organizou para comprovar o equilíbrio econômico-financeiro junto à ANS. Entre as exigências, estão, por exemplo, os ativos garantidores, as provisões de risco e a Provisão para Eventos Ocorridos e Não-Avisados (Peona). Somente para o Fundo Garantidor, a Cooperativa acumula, hoje, mais de R$ 8 milhões.

O processo de concessão do registro leva em conta toda a trajetória da Cooperativa. Ele teve início em abril de 2007, quando a ANS decidiu suspender um regime de acompanhamento econômico-financeiro que havia estabelecido dois anos antes. Na época, em documento enviado à diretoria da Unimed JP, o gerente-geral de Acompanhamento das Operadoras e Mercado da ANS, Maurício Rocha Neves, explicou que o regime foi encerrado devido à melhora gradativa dos indicadores econômico-financeiros, constituição adequada de provisões técnicas e patrimônio líquido compatível com a legislação em vigor.

O presidente Aucélio Gusmão destacou que atingir estas metas só foi possível com muito trabalho. Para ele, o registro definitivo de funcionamento da Unimed JP é a recompensa do esforço. “Todos estamos de parabéns: os cooperados, os clientes da Unimed João Pessoa e a sociedade paraibana”, afirmou.