• Início
  • Notícias
  • Animais limpos e saudáveis vivem mais e garantem bem-estar e saúde

Notícias

Animais limpos e saudáveis vivem mais e garantem bem-estar e saúde

Publicada em 10/02/2008 às 09h03

Para algumas pessoas, os animais de estimação são um verdadeiro estímulo ao bom humor, ao carinho, à diversão. Muitos chegam a tratá-los como se fossem pessoas. Os preferidos são os cães e gatos. Mas, é preciso ter atenção redobrada com a higiene das casas onde existem animais de estimação. Limpos e saudáveis, eles vivem mais e garante bem-estar e saúde para toda a família.

O modo de vida dos bichinhos faz com que eles tenham contato mais próximo com bactérias e outros microorganismos presentes na natureza que podem, eventualmente, causar doenças. Por isso, algumas regras são bem vindas para saúde e bem estar de todos os integrantes da casa.

Vacinar é uma obrigação e o veterinário é o profissional capacitado para isso. Cães devem receber três doses da vacina V8. A primeira a partir dos 45 dias, a segunda aos 90 e a terceira aos 120 dias. Desta forma, eles estarão protegidos contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite, leptospirose, e parainfluenza. Depois, é hora de aplicar a anti-rábica, que protege o animal contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida aos seres humanos e levar à morte. As duas vacinas precisam de reforço anual.

Já os gatos devem receber, a partir dos 45 dias de vida, três doses da vacina quádrupla felina. Ela protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e Clamidiose, doenças típicas dos felinos. Após receber estas três doses, administradas com intervalos de 30 dias entre uma e outra, eles precisam ser vacinados contra a raiva. Ambas vacinas precisam de reforço anual.

Um cuidado importante é não deixar que o animal morda ou arranhe qualquer pessoa. A recomendação é usar bolinhas ou outros objetos para brincar com ele; nunca as mãos. Mesmo com todos os cuidados, se houver casos de arranhões ou mordidas, lave o local com água corrente e sabão. Faça o mesmo após contato com as fezes ou urina dos animais.

MAIS CUIDADOS

Veja abaixo outros cuidados importantes que se deve ter com os animais de estimação:

Mantenha a casinha dele limpa: O ideal é limpá-la com freqüência utilizando desinfetante neutro e depois secá-la bem para evitar que o local fique úmido. Troque também os panos usados por ele. Se o mau cheiro persistir, é importante verificar se o animal não está com problemas dermatológicos, que podem causar odor ruim no pêlo ou na pele.

Acabe com as pulgas e carrapatos: Além de provocar coceira e alergia no animal, as pulgas podem transmitir a eles um verme chamado Dipylidium, popularmente conhecido como tênia. Os carrapatos podem transmitir ao animal a babesiose, doença causadora de anemia grave e que pode ser fatal.

Evite a sarna: Se seu animal estiver se coçando muito ou apresentar falhas no pêlo, procure um veterinário. A sarna deve ser tratada, pois é transmitida de animal para animal e também para os seres humanos.

Acabe com os vermes: Eles podem causar sérios danos ao intestino do animal, vômito, emagrecimento e, em alguns casos, dilofilariose, uma doença cardíaca que pode levá-lo à morte. Os vermífugos devem ser dados aos filhotes entre a segunda e a quarta semana de vida e depois anualmente para evitar nova infestação.

(Com informações da Unimed Brasil)