Tal pai, tal filho. O ditado popular, embora tenha virado clichê na hora de soltar uma piadinha, faz todo o sentido quando o assunto é crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente.
Diversos fatores contribuem para a nossa estatura adulta, segundo a endocrinologista Vanessa Borba. “A partir de uma célula, resultado da fusão de um espermatozóide com um óvulo, desenvolvemos um organismo extremamente complexo e infinitamente maior. Para este desenvolvimento são importantes nossa carga genética, aspectos nutricionais, hormonais, emocionais e comportamentais”, explica.
Segundo ela, as características genéticas (altura dos pais, irmãos) além dos fatores já citados interferem no crescimento das crianças. “O crescimento é uma fantástica capacidade que o ser jovem apresenta em toda a sua potencialidade, e para que as crianças possam aproveitar ao máximo este potencial, devem existir boas condições de saúde, de alimentação e de um bem-estar social”, complementa.
A estatura final é fruto de uma relação complexa e imprevisível que nenhuma fórmula conseguiu prever, afirma a especialista acrescentando que a curiosidade dos pais em relação ao crescimento e altura que os filhos terão quando adultos é grande, vindo, às vezes, acompanhada de dúvidas e angústias.
“É neste momento que são levados ao consultório médico para que sofram uma avaliação a fim de saber se suas crianças são normais”. A endocrinologista ressalta que ocorre uma variação ampla do que é considerado normal, levando-se em conta os fatores hereditários e ambientais. “Cabe ao médico orientar e tranquilizar os pais e as crianças”, finaliza.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
A médica Vanessa Borba, especialista em criança e adolescente, ministrou uma palestra sobre o assunto no último sábado (11), durante um encontro sobre saúde e educação no Instituto João XXIII.
O encontro, que teve como tema “Educação e Saúde – um olhar sobre a família João XXIII”, reuniu pais, professores, diretores e funcionários do Instituto João XXIII com a finalidade de orientá-los no acompanhamento do desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes.
O evento foi organizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP e faz parte das iniciativas voltadas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos parceiros da Cooperativa e da comunidade em geral.
LEIA MAIS
Unimed JP discute desenvolvimento da criança em encontro no João XXIII