A alimentação é o combustível do organismo. A qualidade dos alimentos ingeridos é que vai ditar o seu bom funcionamento ou não. As orientações são sempre as mesmas: escolher produtos saudáveis, como frutas, verduras e legumes e combiná-las com porções de gordura, carboidrato, proteína e vitaminas.
Esta seria a dieta ideal para garantir que o organismo funcione de maneira correta. Mas qual o papel destes alimentos no organismo? Quais as principais fontes de proteína, gordura e carboidrato? O Manual de Alimentação Saudável, elaborado pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brasil tira todas dúvidas sobre alimentação. Confira abaixo:
Proteínas
Também chamadas de alimentos construtores, são responsáveis pela renovação e construção de tecidos, músculos, cabelos, unhas e produção de hormônios. Por isso, fundamentais na alimentação diária. São fontes de proteínas: carne vermelha, frango, peixes, ovos, leite e derivados.
Carboidratos
Também chamados de alimentos energéticos, são responsáveis pelo fornecimento de energia que nos faz trabalhar, caminhar, correr, estudar, entre outras atividades. Quando são ingeridos em excesso, se transformam em gordura e ficam depositados sob a forma de tecido adiposo, causando obesidade. Massas, pães, cereais, batata, mandioca e açúcar são fontes de carboidratos.
Gorduras
Também utilizadas como fonte de energia, são responsáveis pelo transporte de vitaminas e pela produção de hormônios, o que faz dela ingrediente fundamental na dieta de todos. As gorduras estão presentes no óleo, margarina, manteiga e carnes gordurosas. Elas podem ser classificadas como:
Gorduras Saturadas
São prejudiciais à saúde quando ingeridas em grandes quantidades. Neste caso, podem ser um fator agravante para doenças cardíacas e para o aumento do colesterol. As gorduras saturadas são encontradas nos animais e alimentos derivados desta gordura, como por exemplo, na manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, torresmo, linguiça e gema de ovo. Na temperatura ambiente se apresentam na forma sólida.
Gorduras Insaturadas
São as gorduras consideradas saudáveis. A ingestão deste tipo de gordura eleva o nível do colesterol bom (HDL) que elimina o colesterol ruim (LDL) do sangue. Mas é preciso saber dosá-las. O excesso pode facilitar o acúmulo de gordura do corpo. As gorduras saturadas são de origem vegetal e estão presentes nas margarinas vegetais, óleos de milho, soja, algodão, girassol e canola e também nas frutas oleaginosas, caju, amendoim, amêndoa, castanha e avelã.
Gorduras Trans
São uma espécie específica de gordura, formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Portanto, estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. As formadas pelo processo de hidrogenação industrial são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida útil de alguns produtos. Estão presentes em mantimentos como sorvetes, batata-frita, pastelarias, bolos, tortas, biscoitos, salgadinhos de pacote, entre outros. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e, ainda, do colesterol LDL (ruim), além da redução dos níveis do colesterol HDL (bom).
Vitaminas
Denominadas micronutrientes, as vitaminas são necessárias em quantidades bem menores (alguns gramas ou microgramas) em comparação com as proteínas, as gorduras e os carboidratos, embora sejam essenciais para uma boa nutrição.
(Agência de Notícias Unimed Brasil)