Publicada em 14/05/2005 às 01h
A alimentação inadequada e o sedentarismo estão aumentando o número de adolescentes obesos e fazendo com que apresentem problemas de saúde mais comuns em adultos. Entre eles, estão hipertensão arterial, problemas articulares, alterações do metabolismo das gorduras e da glicose. Em alguns casos, os adolescentes chegam a desenvolver o diabetes tipo 2, até bem pouco tempo considerado uma "doença de adulto". "Existem distúrbios genéticos que também podem levar à obesidade, mas hoje em todo o mundo o que existe é uma pandemia de obesidade causada pela ingestão de alimentos altamente calóricos, como açúcares e gorduras, e pela diminuição da atividade física", alertou o endocrinologista pediatra Renato Junger de Oliveira.
O médico esclareceu que o problema precisa ser atacado em sua origem. Ou seja, deve haver reeducação alimentar e os adolescentes precisam ser estimulados a praticar atividades físicas. Renato Junger lembrou, ainda, que a interação familiar, junto ao equilíbrio emocional, é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. "Tudo isso com o acompanhamento multidisciplinar de um endocrinologista, um nutricionista e um psicólogo", ressaltou.
A obesidade na adolescência é o tema do 7º Encontro Sobre Saúde Cliente Unimed, que a Unimed João Pessoa realiza das 8h às 16h deste sábado (14), no Hospital Unimed JP. O evento, organizado pela Secretaria de Promoção da Saúde da Cooperativa, tem como público-alvo clientes na faixa etária dos 12 aos 15 anos.
Ele contará com oficinas, brincadeiras e sorteios de brindes que não vão deixar os participantes parados. "O encontro contará com apenas uma palestra. O restante da programação foi pensado para tratar o assunto de forma bastante descontraída", informou o secretário Garibaldi Souto Muniz de Albuquerque.