Se a alimentação equilibrada é recomendada para qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, ela se torna obrigatória no caso dos hipertensos, que devem ficar atentos ainda a outro cuidado: a redução da quantidade de sal nos alimentos. Este produto é um dos grandes vilões da hipertensão arterial.
De acordo com a nutricionista Regina Monteiro, da equipe da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, uma pessoa consegue o equilíbrio alimentar quando consome produtos de todos os grupos alimentares e em quantidades de adequadas.
Ela informou que uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia Brasileira apontou que no País se consome, em média, 12,3 gramas de sal por dia. Nosso organismo necessita de apenas metade desta quantidade, ou seja, 6 gramas. No caso dos hipertensos graves, Regina alertou que a média diária deve ser ainda menor: de apenas 2 gramas. Poucas pessoas obedecem
A nutricionista informou que, ao contabilizar a quantidade de sal a ingerir por dia, a pessoa deve considerar que alguns alimentos já o contêm. Entre os produtos proibidos para este público, estão bolachas, lingüiça, salsicha, enlatados e vários outros com sal em excesso.
Regina Monteiro ministrou a quarta e última palestra do 6º Encontro sobre Saúde para Clientes e não Clientes da Unimed JP. Ela abordou o tema “Aspectos nutricionais no controle da Hipertensão Arterial”. Durante a apresentação, ela abordou diversos aspectos relacionados a este tema.
Neste momento, os especialistas estão esclarecendo dúvidas dos participantes. Esta é a última etapa do evento que está sendo realizado pela Unimed JP no auditório do Shopping Sebrae. Em meia hora, deverá ser feito o encerramento oficial.