Cerca de 70 pais de alunos da Escola Polígono, nos Bancários, trocaram de lugar com os filhos e foram para a sala de aula no último sábado (19). Eles foram contemplados com o Programa “Saúde nas Escolas”, realizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP.
Durante pouco mais de três horas, os pais ouviram orientações e discutiram formas de preparar, de forma saudável, a alimentação dos filhos. A nutricionista Regina Monteiro, que faz parte da equipe da Coordenação de Promoção da Saúde, realizou uma palestra no local.
EXAMES MÉDICOS
Os pais também tiveram a oportunidade de verificar se a pressão arterial e as taxas de açúcar no sangue estão em níveis normais. Eles foram atendidos pela técnica em Enfermagem, Germana Nunes, que esteve presente no local para realizar os exames.
Em linguagem simples e bem humorada, a nutricionista explicou os perigos que rondam a alimentação das crianças. Produtos industrializados e ricos em gorduras, a exemplo de sanduíches e hambúrgueres, podem ser atrativos aos olhos, mas são um inimigo do organismo.
“Nosso corpo é como um carro e o alimento, o combustível. Quando colocamos um combustível de má qualidade no carro, aparece problemas na mecânica. A mesma coisa ocorre com o corpo humano”, exemplificou.
BONS HÁBITOS
Lembrando que as crianças se espelham nos adultos, a nutricionista destacou que a boa alimentação deve começar pelos pais. “Devido a nossa correria, temos por hábito comer às pressas, não mastigar e optar por alimentos de fácil preparo. É aí os produtos industrializados entram em cena”, ressaltou.
O hábito de consumir sanduiches pode gerar o ganho de peso e vários problemas de saúde relacionados à obesidade. De acordo com Regina Monteiro, um sanduiche possui cerca de 600 calorias. Mas o ser humano precisa, em média, de duas mil calorias diárias. Se uma pessoa consumir um sanduiche, estará ingerindo quase 30% de calorias que precisa por dia. “Em excesso, essa caloria vai se acumular pelo corpo e causar o ganho de peso”, observou.
Consumir alimentos saudáveis não é tarefa difícil. É possível unir os benefícios para a saúde com sabor. Basta fazer a troca: refrigerante por suco de fruta; sanduiche por pães integrais e carne de soja. “Com a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gordura de boa qualidades, é possível prevenir hipertensão, obesidade, osteoporose, taxas altas de gordura no sangue, doenças do coração e câncer”, afirmou.
DEPOIMENTOS
Para os pais, o momento foi de aprendizagem. “Gostei dessa palestra, porque é uma oportunidade de cuidarmos não apenas da saúde de nossos filhos, mas também de nossa própria”, disse a estudante Luciana Cantalice, mãe de um estudante do colégio.
“Achei ótimo esse evento, porque ele nos incentiva a cuidar mais de nossa alimentação”, completou a professora Rosilene Soares.
“Foi uma oportunidade de prevenir doenças”, observou o comerciante Joaquim Henrique
SAÚDE NAS ESCOLAS
O programa Saúde nas Escolas começou no último sábado (20) e prevê a realização de outra palestra no mesmo colégio, no dia 12 de março. A atividade será realizada das 8h às 12h. Na ocasião, psicóloga Lara Guerra irá abordar o impacto da propaganda na educação alimentar do jovem.
A proposta é alertar pais e professores sobre a persuasão que a propaganda exerce sobre crianças e jovens, que influencia ao grande consumo de alimentos industrializados e interfere na qualidade de vida.
O programa “Saúde nas Escolas” está sendo implantado neste mês de fevereiro, com a proposta de levar informações sobre hábitos saudáveis para crianças, adolescentes, pais e educadores de instituições parceiras da Cooperativa. Nos dois dias de palestra, haverá a realização de teste de glicemia e verificação de pressão arterial.
Qualquer escola contratante da Unimed JP pode solicitar a implementação do programa “Saúde nas Escolas”. A solicitação pode ser feita na Coordenação de Promoção da Saúde da Cooperativa, através do telefone 2106-0714. Os temas de cada palestra estão sendo escolhidos após uma avaliação entre a diretoria das escolas e a Unimed JP.
VIVER BEM
Alimentação saudável foi um dos assuntos abordados no último domingo (20) no Programa Viver Bem. Para acessar a matéria, clique aqui.