Os cuidados com a hidratação e a alimentação devem ser redobrados durante o verão. Isso porque, neste período do ano, o corpo pede que se consuma mais líquidos para compensar as perdas de água e minerais pela transpiração. Por isso, é importante que não espere sentir sede, porque isto já é um alerta.
O calor excessivo e a desidratação podem levar à náuseas e falta de apetite. No verão, também se tornam mais susceptíveis às intoxicações alimentares tanto pelo calor, que deteriora rapidamente alguns alimentos mal acondicionados e aumenta a quantidade de inseto, quanto pelo hábito de comer fora.
As intoxicações alimentares podem causar náusea, vômito e diarréia. Em idosos, gestantes e crianças, as complicações podem ser mais graves.
Quais os cuidados alimentares que devermos ter? Esse foi o tema do artigo da médica cooperada Simone Furtado Trajano. A médica é especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva e clínica médica.
O artigo, que está disponível também no portal Unimed JP (clique aqui), foi publicado no último domingo (3) nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.