Embora a ansiedade não seja considerada pelos especialistas uma doença e sim uma reação normal do organismo - quando passa a prejudicar o cotidiano das pessoas é necessário procurar a ajuda de um profissional.
Alguns sinais podem ser percebidos no dia a dia para ajudar a identificar a ansiedade. Entre eles: sensação de aflição, agonia, impaciência e inquietação.
Depois de diagnosticado, é necessário procurar um tratamento. Existem diversos tratamentos psicoterápicos, medicamentosos ou relacionados a alguma psicoterapia.
Entre os tratamentos estão psicologia analítica, psicanálise, cognitiva comportamental, com técnicas de relaxamento, hipnose e o apoio social.
O acompanhamento psicológico é importante, pois a ansiedade é um pensamento, uma sensação persistente - sendo o psicólogo o profissional capacitado e treinado para lidar com estas situações.
COMBATE A ANSIEDADE
Além dos tratamentos convencionais, é importante lembrar que alguns alimentos que apresentam aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam no combate à ansiedade e elevam os níveis de serotonina, são opções que podem trazer bem-estar e relaxamento para aqueles que sofrem desse mal.
Quem é ansioso deve evitar alguns alimentos ou até mesmo excluí-los, dependendo do nível do problema. Pode incluir nesta lista aqueles à base de açúcar como bolos e pudins; achocolatados que contenham açúcar e o próprio, além de sorvetes.
No entanto, a alimentação é uma via de escape para quem possui algum grau de ansiedade, sendo então necessário verificar como esta o relacionamento desta com a sua alimentação. Se a pessoa usa a alimentação para diminuir sua ansiedade, então, é necessário que se estude o que se está comendo, quando e por qual motivo.
ALIMENTOS
Conheça abaixo alguns alimentos que ajudam a combater a ansiedade:
-Banana: contém alto teor de triptofano, que colabora na produção de serotonina, é uma fruta que além de combater a depressão também alivia os sintomas da ansiedade.
-Carboidratos: os carboidratos, provenientes dos cereais e integrais, elevam o nível de açúcar no sangue e, ao fornecerem energia, dão disposição e a sensação de bem-estar. Assim, também colaboram a diminuição da ansiedade. Pães, arroz, aveia, feijão, fazem parte desse grupo alimentar.
-Carne: fonte mais natural de tripofano que, em parceria com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina que também contribui no processo do sono.
- Chocolate: o chocolate é um alimento rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade. Especialistas recomendam aproximadamente 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, que é mais rico em flavonóides.
-Espinafre: o espinafre contém ácido fólico que é naturalmente uma vitamina antidepressiva natural.
-Frutas cítricas: apresentam vitamina C, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade e ao estresse.
-Jabuticaba: rica em carboidratos e vitaminas do complexo B, que atuam como antidepressivos, além de combater a anemia e aumentar as defesas do organismo por conta do ferro e da vitamina C, respectivamente.
-Leite e derivados: trata-se de excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano, que alivia os principais sintomas da ansiedade. Especialistas apontam que o tripofano aumenta a produção de serotonina (conhecido popularmente como hormônio da felicidade).
-Maçã: fruta que além de relaxar também combate a ansiedade, porque além de ser rica em fibras e carboidratos também fornece muitas vitaminas como A, B1, B2, B6, C, além de minerais, zinco, magnésio e selênio.
-Mel: grande assistente do organismo, pois auxilia na maior produção de serotonina, que é um neurotransmissor ligado diretamente às mudanças de humor. Sendo assim, o mel contribui para a sensação de bem-estar e diminuição de ansiedade.
- Ovo: excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano alivia os principais sintomas da ansiedade. Especialistas apontam que o tripofano aumenta a produção de serotonina (conhecido popularmente como hormônio da felicidade).
- Peixe: uma fonte mais natural de tripofano que, em parceria com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina que também contribui no processo do sono.
Com informações do site Uol