A gravidez requer muitos cuidados, especialmente quando o assunto é alimentação. Quando a mulher descobre que está grávida, surgem inúmeras preocupações e dúvidas - e o que deve ser retirado da rotina alimentar é uma delas. Quais os alimentos podem ser ingeridos? E alimentos gordurosos? Quantos quilos a mulher pode engordar na gestação? Essas são perguntas comuns a muitas futuras mamães.
A alimentação durante a gestação tem a finalidade de garantir o crescimento e a nutrição do bebê, proteger o organismo da mãe e possibilitar a recuperação dela após o parto.
Uma alimentação adequada pode evitar os defeitos congênitos e a anemia, ajudar na formação das células e no desenvolvimento do sistema nervoso, sanguíneo e imunológico do bebê e também atuar na contração e dilatação vascular, contração muscular, transmissão nervosa e secreção glandular.
Evitar bebidas açucaradas e cafeína, por exemplo, contribui para o aproveitamento dos nutrientes. A ginecologista e obstetra Célia Maria Rodrigues Leite, médica cooperada da Unimed JP, relacionou algumas dicas de alimentação para a gestação em um artigo publico na Coluna Unimed Saúde, no último domingo (9) e que fica disponibilizado aqui no Portal Unimed JP.
Para ler o artigo, clique aqui.