• Início
  • Notícias
  • Alimentação adequada é aliada na promoção da saúde e qualidade de vida

Notícias

Alimentação adequada é aliada na promoção da saúde e qualidade de vida

Publicada em 02/05/2011 às 00h

Encontro contou com  participação de cerca de 200 pessoas, no Sebrae Encontro contou com participação de cerca de 200 pessoas, no Sebrae

O cuidado com a saúde requer uma série de hábitos adequados que proporcionam ao organismo condições para uma boa qualidade de vida. Entre eles, a alimentação é um desses fatores que auxiliam na proteção da saúde, mas, se utilizada inadequadamente, ela contribui para o aparecimento de doenças.

Pensando nisso, a Unimed JP realizou, no último sábado (30), o 14º Encontro sobre Saúde, no auditório do Shopping Sebrae, na Capital, das 7h30 às 13h. Esse foi o primeiro Encontro sobre Saúde que abordou a relação entre nutrição e saúde.

O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre estudantes da área da saúde, clientes e também não clientes da Unimed JP.

Na abertura, o presidente da Cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão, afirmou que a melhor aliada na promoção da saúde é a informação. “Acreditamos que a partir dos conhecimentos e da troca de informações, possamos contribuir com uma mudança de atitude das pessoas, em busca de uma vida mais saudável”, enfatizou.

Em seguida, o coordenador de Promoção da Saúde da Unimed JP, Garibaldi Muniz, disse que a alimentação é uma preocupação mundial. “O sobrepeso está presente em 48% da população mundial. A doença, a obesidade, traz dificuldades em todo o funcionamento do nosso corpo”, explicou.

FATOR DE PROTEÇÃO

A primeira palestra foi ministrada pela nutricionista Regina Monteiro, que abordou o assunto “Alimentação saudável como fator protetor da Saúde”. A especialista explicou que a alimentação é o combustível para o corpo, uma vez que fornece subsídios para a realização de tarefas diárias.

A qualidade do alimento ingerido, no entanto, segundo a nutricionista, é fundamental. “Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros”, disse.

Regina Monteiro afirmou que as pessoas estão comendo cada vez menos frutas e verduras. “No cardápio do dia-a-dia das pessoas observa-se um excesso de alimentos gordurosos e salgados, produtos industrializados, consumo exagerado de refrigerantes e bebidas alcoólicas”, afirmou.

Segundo a nutricionista a alimentação está relacionada ao estilo de vida da família. “A partir da alimentação é possível prevenir problemas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças do coração, doenças renais, doenças no fígado, osteoporose, entre outros”, disse.

IMPORTÂNCIA DOS RÓTULOS

A nutricionista Karinna Valeska foi a segunda palestrante do evento. Ela explicou aos participantes como ler os rótulos dos alimentos. “Uma pesquisa do Ministério da Saúde identificou que 70% dos consumidores brasileiros lêem os rótulos dos alimentos, o que é muito bom. No entanto, a maioria (35% desses) não entende o que está escrito no rótulo”, afirmou.

Karinna Valeska explicou que é necessário verificar no rótulo a origem do produto, prazo de validade, calorias presentes e a porção de cada alimento presente no produto.

A nutricionista explicou a diferença entre alimentos diet e light. “As pessoas confundem muito. É preciso prestar atenção. Alimentos diet não contêm um ingrediente, que pode ser açúcar, gordura ou sal. Os light são os que contêm uma redução calórica ou de algum nutriente de 25%.

A informação contida no rótulo é a forma mais fácil de comparar um alimento a outro e, assim, fazer a escolha correta. É possível comparar iogurtes de diferentes marcas e escolher aquele que tem menos gordura total, menos gordura saturada e menos colesterol, por exemplo”, afirmou.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

A nutricionista Vera Miranda ministrou palestra sobre “A importância dos alimentos funcionais na manutenção da saúde”.

Ela falou sobre o “poder” que alguns alimentos têm de reduzir problemas de saúde. “Alimentos funcionais são definidos como os que têm um impacto positivo na saúde individual. O seu papel envolve a redução do risco em relação à prevenção das doenças”.

Vera Miranda citou alguns alimentos funcionais, como a aveia, que ajuda a diminuir o colesterol “ruim”; o alho, reduz a pressão arterial; chá verde, auxilia na prevenção de tumores malignos; entre outros.

NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

A última palestra do 14º Encontro sobre Saúde da Unimed JP foi ministrada pela nutricionista Wilza Carla, que abordou o assunto “Nutrição e estética”.

A nutricionista explicou que alimentação tem influência em várias partes do corpo, que, por sua vez, tem consequência direta na aparência das pessoas, como cabelo, pele, unhas.

Wilza Carla escolheu o envelhecimento cutâneo para abordar mais profundamente durante o encontro. Ela falou sobre fatores que, além da alimentação, têm influência nesse envelhecimento, como sol, clima, substâncias tóxicas, estresse, privação do sono.

“O consumo de algumas substâncias, como o álcool, têm uma influência negativa na aparência da pele, assim, também como a falta de nutrientes”, explicou.