De origem francesa, a palavra "réveillon" deriva do verbo réveiller, sinônimo de éveiller, que significa "despertar". O que justifica o fato de grande parte das pessoas associar a virada de ano com sentimento de renovação, como se um ciclo estivesse sendo fechado para que outro se inicie. Faça uma consulta mental, é muito provável que boa parte das suas promessas, metas e projetos pessoais tenham sido planejados para começar no início de algum novo ano.
Essa crença associada à renovação sustenta a ideia de que determinados rituais têm o poder de atrair boas vibrações para o próximo ano. A gastronomia está entre os itens que compõe as principais superstições. Acredita-se que a ingestão e a armazenagem de determinados alimentos pode, por exemplo, não deixar faltar dinheiro ao longo do ano. Separamos os quatro alimentos que comumente fazem parte do ritual da virada de ano.
SUPERTIÇÕES
Veja alguma superstições alimentícias para a ceia do ano novo:
- Carnes: para atrair abundância, é popularmente aconselhado preferir gado, carneiro, porco ou peixe. Isso porque as aves possuem o costume de ciscar, e animais como caranguejos e siris "andam para trás". Optar pelos peixes é uma boa forma de deixar a refeição mais leve.
- Frutas: a romã está associada à fecundidade, multiplicidade e fartura. Para atrair dinheiro, é popularmente aconselhável comer sete partes de frutas, separar as sementes e guardá-las na carteira ao longo do ano.
- Lentilha: acredita-se que comer lentilha auxilia para que não falte dinheiro ao longo do ano. Isso porque as sementes circulantes e achatadas são semelhantes a moedas.
- Louro: na antiquidade, os atletas gregos recebiam uma coroa de louros, após uma vitória. A folha permanece como símbolo de sucesso. Acredita-se que colocar folhas de louros na carteira na virada de ano, deixando-as armazenadas durante os próximos 365 dias, atrai fortuna.
Com informações da Unimed do Brasil