• Início
  • Notícias
  • Algumas atitudes podem atrapalhar o clima de alegria e bem estar na praia

Notícias

Algumas atitudes podem atrapalhar o clima de alegria e bem estar na praia

Publicada em 18/01/2011 às 00h

Locais públicos, como praias, exigem respeito às regras de convivência Locais públicos, como praias, exigem respeito às regras de convivência

Sol, praia e companhia agradável - parece que nada pode atrapalhar um típico dia de verão. No entanto, deixando os fenômenos meteorológicos de lado, algumas atitudes e comportamentos em locais públicos, como praias, exigem atenção especial às regras de convivência, que têm como base uma única atitude: o respeito.

Quem vai à praia procura diversão. Porém, nem sempre o que é legal para você deixa as pessoas à sua volta felizes. Para não ser deselegante e atrapalhar a diversão dos outros, simples atitudes nas areias fazem a diferença. Atente-se a elas e dê exemplo de educação e cooperação!

Portanto na praia, ninguém precisa ouvir o que você está ouvindo. Nada de parar o carro, abrir o porta-malas e soltar o som. Música alta incomoda. Isso vale para a praia, para a cidade e até para a casa ou o apartamento. Se for imprescindível ouvir música na areia, use fones de ouvido.

Lembre-se, a toalha, canga ou esteira da areia, não foram feitas para ser chacoalhadas. Tenha muito cuidado ao retirá-las, pois você pode acertar areia em quem está em volta.

 

Cuidado com a síndrome do cachorro molhado. Muitos têm o hábito de sair do mar, chegar ao guarda-sol e chacoalhar os cabelos. Em locais apertados, isso pode ser desagradável. O princípio é o mesmo da areia. Ninguém quer ser respingado pela sua água na praia.

Levar comida para a praia não é proibido, mas pode causar mal-estar nos outros. Se quiser levar seu lanchinho, organize a comida em bolsas térmicas e embrulhe tudo individualmente. Tenha sempre sacos de lixo com você. Não tem nada mais feio do que sair da praia e deixar todo o seu lixo espalhado na areia.

Cuidado com a bebida. Tomar cerveja, batida ou uma caipirinha na praia é gostoso, mas não saia do controle. Pessoas sob efeito de álcool saem do seu estado normal e podem fazer coisas que não fariam se estivessem sóbrios, como arrumar confusão, cantar a mulher do vizinho de guarda-sol.

DICAS

Confira algumas dicas de etiqueta na praia divulgadas na página da Unimed Brasil na internet. Veja:

- Se desejar chacoalhar a canga ou toalha procure um local afastado das pessoas. O mesmo deve ser feito, caso queira balançar os cabelos molhados;

- Se estiver com crianças, dê orientações para que não perturbem os vizinhos de areia. É comum que elas corram sem olhar onde estão pisando e acabam passando por cima de toalhas e bolsas de estranhos;

- Ninguém precisa ouvir a mesma coisa que você. Então, se quiser escutar música, leve fones de ouvidos;

- Não leve seu animal para a praia. Essa atitude pode fazer mal às pessoas e ao próprio animal;

- Leve sacos de lixo com você ou utilize as lixeiras da praia. O importante é, ao sair, deixar o espaço limpo;

- Não jogue frescobol ou outros jogos de bola próximo à crianças e no meio de muitas pessoas. Procure um lugar mais afastado e preste atenção para não machucar quem passa próximo;

- Modere na ocupação da areia. Mesmo a praia sendo pública, não custa utilizar um espaço adequado para ficar, principalmente se for um dia com bastante movimento. Um guarda-sol para duas pessoas é suficiente.