O sedentarismo é hoje um dos principais fatores de risco para doenças graves. A correria do dia-a-dia, a falta de tempo para o lazer, a evolução tecnológica e a opção, cada vez mais frequente, pela substituição das atividades físicas por facilidades automatizadas contribuem para o desenvolvimento de uma população cada vez mais sedentária.
Entre os problemas associados ao sedentarismo estão ainda a hipertensão arterial, o aumento do colesterol, o risco de obesidade, além das doenças cardiovasculares, o diabetes e até alguns tipos de câncer como o do colo, do reto e da mama. A prática de exercícios físicos regulares, no mínimo 30 minutos diários, e algumas mudanças de atitudes podem diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, além de preservar o bem-estar físico e psíquico.
MUDANDO HÁBITOS
Algumas atitudes simples que podem ser incorporadas na rotina de cada pessoa ajudam a reduzir ou, até mesmo, evitar que os problemas relacionados ao sedentarismo se instalem.
Confira abaixo algumas dicas para deixar de lado o sedentarismo:
- Evite usar o elevador ou a escada rolante. Use a escada;
-deixe o carro na garagem para ir caminhando a lugares próximos de casa ou do trabalho, assim, além de contribuir com a sua saúde, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente; 3. Se você trabalha fora, use a hora do almoço para fazer pequenas caminhadas, e levante-se a cada 30 minutos e caminhe pelo escritório;
-esqueça onde guardou o controle remoto da televisão. Levante-se para trocar de canal;
-se você utiliza transporte público, desça antes do ponto e caminhe; 6. Faça algumas atividades domésticas como limpar a casa ou passear com o cachorro. Arrumar a cama também ajuda; 7. Nos finais de semana, evite ficar horas à frente da televisão. Deixar o churrasquinho de lado e optar por uma corrida no parque também é uma ótima opção.