Desde a sua fundação - há quase 18 anos - o Hospital Aberto Urquiza Wanderley se preocupa em prestar a melhor assistência aos seus pacientes, garantindo segurança e humanização no atendimento. A comprovação disto é que a instituição ganhou o Selo de Acreditação com Excelência, o maior nível de um certificado que garante qualidade, segurança e excelência na gestão. O Alberto Urquiza é o único no Estado a alcançar esse feito.
Na prática, o paciente que é atendido no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, recurso próprio da Unimed João Pessoa, tem a garantia que os profissionais trabalharão com foco na segurança e nas boas práticas assistenciais, buscando sempre por um atendimento humanizado e com segurança. O hospital, que tem foco na alta complexidade e atendimento de urgência e emergência, adotou protocolos e fluxos, que são periodicamente monitorados, apresentado ciclos de melhoria.
No Nordeste, apenas outros 11 hospitais conseguiram a mesma certificação. Ter a certificação de Excelência Nível 3 é uma conquista inédita para a medicina paraibana. "Esta certificação é o reconhecimento de todo os esforços que estamos fazendo para que o atendimento ao paciente seja sempre o melhor e mais humanizado possível. A dedicação de todos foi muito grande, pois não é fácil alcançar este nível de excelência", afirmou o gestor de serviços hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho.
A cliente Lilianni Vieira passou, recentemente, por um procedimento cirúrgico no Alberto Urquiza e destacou a qualidade no atendimento. "Há muitos anos sou cliente do hospital, inclusive, dois dos meus partos aconteceram aqui. O que posso dizer é que em tudo o hospital está melhor, desde a limpeza ao atendimento humanizado dado pelos profissionais", disse.
A CERTIFICAÇÃO
Toda instituição que possui o certificado de Acreditação Hospitalar segue padrões e normas reconhecidos nacionalmente, baseados na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Para receber a certificação, é necessário que os processos do hospital passem por um rigoroso procedimento de avaliação externa, em que a qualidade e a segurança observadas na instituição são decisivas para a obtenção do reconhecimento. O que não estiver alinhado com os padrões e normas precisa ser adequado.
A busca pela Acreditação é feita de maneira voluntária. O selo é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As avaliações são realizadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Em 2010, o hospital recebeu seu primeiro certificado de Acreditação. Em 2014, esta certificação ganhou mais um nível, passando a ser Plena. Em 2017, o hospital atingiu a maior certificação: a de Excelência.