• Início
  • Notícias
  • Agência Transfusional solicita doação de sangue dos tipos negativos

Notícias

Agência Transfusional solicita doação de sangue dos tipos negativos

Publicada em 09/05/2007 às 13h41

A Agência Transfusional do Hospital Unimed JP está solicitando que as pessoas que tenham tipos sanguíneos negativos procurem o Hemocentro da Paraíba ou o Banco de Sangue São João para fazer doações. De acordo com a coordenação da agência, os estoques destes tipos de sangue estão em baixa e quanto mais pessoas ajudarem mais vidas poderão ser salvas. Apesar de solicitar, principalmente, os tipos negativos, a equipe da agência lembra que a doação de qualquer tipo sanguíneo é sempre importante.

Os telefones do Hemocentro da Paraíba são 3218-7600 e 3218-7610. Para entrar em contato com o Banco de Sangue São João, o doador deve ligar para o telefone 3221-4808 e 3221-7157. As duas instituições são parceiras da Unimed JP.

Doar sangue não traz nenhum prejuízo para a saúde. A cada doação, são coletados, em média, 450 ml de sangue, o que possibilita a preparação de, pelo menos, três componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma. Por isso, mais de um paciente irá se beneficiar dessa unidade doada.

A doação pode ser feita de três em três meses no caso das mulheres e de dois em dois meses em se tratando de homens. Mas, é preciso respeitar a freqüência máxima de quatro doações anuais para os homens e de três para as mulheres.

CONDIÇÕES PARA DOAR

- Sentir-se bem, com saúde;

- Apresentar um documento com foto, válido no território nacional;

- Ter entre 18 e 65 anos de idade;

- Pesar acima de 50 quilos.

QUEM NÃO PODE AJUDAR

- Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

- Mulheres grávidas ou amamentando;

- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas;

- Quem fez tatuagem ou colocou piercing em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;

- Usuários de drogas;

- Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos nos últimos 12 meses.