Publicada em 14/03/2006 às 08h39
A equipe da Agência Transfusional do Hospital Unimed JP está permanentemente empenhada em lembrar às pessoas a importância de doar sangue e, principalmente, os benefícios que este ato traz. O setor lembra que, apesar de todos os avanços da medicina, ainda não existe nada que substitua o sangue o humano nos tratamentos médicos. Portanto, muitas vidas podem depender apenas de uma atitude de cada pessoa saudável.
De acordo com informações do setor, a cada doação são coletados, em média, 450ml de sangue. Isso possibilita, pelo menos, a preparação de três componentes (concentrado de hemácias, plasma e concentrado de plaquetas). Desta forma, mais de uma pessoa é beneficiada com cada bolsa de sangue doada.
Para garantir a qualidade do sangue e a saúde de quem vai recebê-lo, são estabelecidas algumas condições básicas para o doador. É necessário que ele se sinta bem e com saúde, pese mais de 50 quilos e tenha entre 18 e 65 anos de idade. Ao chegar ao local de doação (veja abaixo), é exigida a apresentação de um documento com foto e que tenha validade nacional.
Além dessas condições básicas, é recomendável que as pessoas não doem sangue em jejum e que tenham dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação. Também não podem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes. Se a pessoa for doar até três horas depois do almoço ou do jantar, é aconselhável que os alimentos ingeridos sejam pobres em gorduras.
Tanto homens como mulheres podem ser doadores, mas existem algumas diferenças entre eles. No caso das mulheres, a doação pode ser feita a cada três meses, com um limite máximo de três doações ao ano. Já para os homens, o intervalo é menor: dois meses, mas eles devem respeitar um máximo de quatro vezes anuais.
AGÊNCIA TRANSFUSIONAL
A Agência Transfusional do Hospital Unimed JP começou a funcionar em junho de 2005 para atender pacientes submetidos a cirurgias de alta complexidade, a exemplo dos transplantes de fígado e de coração e cirurgias cardíacas. Além de transfusões sangüíneas, o serviço está habilitado para realizar os exames pré-transfusionais e de prova cruzada para analisar se o sangue do banco é compatível com o tipo do receptor.
A equipe do serviço é formada por uma hematologista, uma bioquímica, uma enfermeira (responsável pela coordenação do serviço) e 11 técnicos e auxiliares de enfermagem. Vale ressaltar que a Agência não funciona como um banco receptor, portanto o Hospital Unimed JP não pode receber doações. O sangue utilizado na instituição vem do Hemocentro da Paraíba e do Banco de Sangue São João. O telefone da Agência é 2106-0242.
LOCAIS DE DOAÇÃO
Hemocentro da Paraíba
Avenida Pedro II, nº 1.119
Telefones: 3218-7610 / 3218-7698
Banco de Sangue São João
Avenida Camilo de Holanda, nº 667
Telefones: 3221-4808 / 3221-7157