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Adoção de protocolo garante melhoria no tratamento do paciente cardíaco

Publicada em 03/08/2011 às 00h

Protocolo faz parte as ações implantadas no Hospital para conseguir a Acreditação Protocolo faz parte as ações implantadas no Hospital para conseguir a Acreditação

Há cerca de oito meses o Hospital Unimed João Pessoa colocou em prática o cumprimento de um protocolo clínico para o tratamento de pacientes vítimas do infarto agudo do miocárdio. A medida contribuiu para nortear e orientar os médicos plantonistas, passo a passo, possibilitando um atendimento padronizado e mais eficaz ao paciente cardiovascular.

A adoção do “Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST” no Hospital Unimed JP garante a padronização da assistência, evitando possíveis erros, já que todos os profissionais passam a atender o paciente da mesma forma e também proporciona um planejamento terapêutico desde a chegada até a alta hospitalar do paciente.

O protocolo também possibilita saber como está sendo feita a assistência ao paciente, a partir de indicadores que serão analisados. Através dos dados, é possível saber se existem erros na assistência para tentar corrigi-los a tempo hábil de salvar a vida do paciente.

INDICADORES

O Protocolo com Plano Terapêutico de IAM com Supra de ST foi o primeiro elaborado seguindo as orientações de um Protocolo Institucional Gerenciado.

Esse protocolo, diferentemente dos que são elaborados por especialidade e área, é produzido por uma equipe multiprofissional, devendo ser seguido por toda a equipe assistencial do Hospital e analisado os seus resultados.

MELHORIA DA ASSISTÊNCIA

Os protocolos gerenciados permitem coletar indicadores assistenciais que possam auxiliar os profissionais a traçar políticas de atuação, tendo em vista a melhoria da assistência. Ele visa a redução da mortalidade e dos custos e aumenta a segurança do paciente.

A adoção de Protocolos Instituições Gerenciados faz parte da série de ações e serviços implementados desde 2008, que ajudaram a instituição a conquistar o certificado de Acreditação Hospitalar – concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em dezembro do ano passado -, que reconhece a qualidade nos serviços de saúde.