Um atendimento mais ágil, preciso, com condutas estabelecidas a partir de critérios internacionais será possível a partir da adoção do Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST, que será implementado no Hospital Unimed JP a partir de primeiro de dezembro.
Nesta quarta-feira (24) foi feito o lançamento desse protocolo para os plantonistas do Hospital Unimed JP na Sala de Expansão. O evento foi aberto pelo gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto, que falou sobre a importância de toda a equipe assistencial da instituição seguir as condutas que são orientadas no protocolo. “A adoção do protocolo diminuirá a mortalidade e reduzirá custos da instituição”, explicou.
A cardiologista e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronária do Hospital Unimed JP, Eugênia Di Giuseppe Deininger, explicou como foi elaborado o documento. “Ele foi produzido a partir de diretrizes nacionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Americana e a Européia de Cardiologia”, disse.
A adoção do protocolo, segundo explicou, contribuirá para nortear e orientar o médico e outros profissionais, passo-a-passo, no atendimento do paciente com infarto. “O profissional terá um planejamento que deverá seguir para dar o melhor atendimento ao paciente, aumentando as chances dele se recuperar”, disse.
O documento garante a padronização do atendimento, já que todos os profissionais vão atender o paciente com infarto da mesma forma e também proporciona um planejamento da assistência, já que contém um plano terapêutico da chegada até a alta do paciente.
O protocolo também possibilitará saber como está sendo feita a assistência ao paciente, a partir de indicadores que serão analisados. “É possível saber se existem erros na assistência para tentar corrigi-los”, explicou.
INDICADORES
O Protocolo com Plano Terapêutico de IAM com Supra de ST foi o primeiro elaborado seguindo as orientações de um Protocolo Institucional Gerenciado.
Esse protocolo, diferentemente dos que são elaborados por especialidade e área, é produzido por uma equipe multiprofissional, devendo ser seguido por toda a equipe assistencial do Hospital e analisado os seus resultados.
Os protocolos gerenciados permitem coletar indicadores assistenciais que possam auxiliar os profissionais a traçar políticas de atuação, tendo em vista a melhoria da assistência. Ele visa a redução da mortalidade e dos custos e aumenta a segurança do paciente.
A adoção de Protocolos Instituições Gerenciados faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade nos serviços de saúde.