• Início
  • Notícias
  • Adeque a alimentação e volte à boa forma após excessos de dezembro

Notícias

Adeque a alimentação e volte à boa forma após excessos de dezembro

Publicada em 17/01/2013 às 07h

Dietas radicais são desaconselháveis para perda de peso: além de fazer mal à saúde, efeito pode ser contrário do esperado Dietas radicais são desaconselháveis para perda de peso: além de fazer mal à saúde, efeito pode ser contrário do esperado

No final de ano, não tem jeito: até os mais disciplinados com a alimentação acabam cometendo excessos. Afinal, é complicado resistir às guloseimas servidas nas inúmeras confraternizações e nos jantares familiares. Passadas as festas de dezembro, vem a \"ressaca\" dos quilinhos a mais. O que fazer, agora?

Para retomar os bons hábitos alimentares e voltar à forma, a orientação dos especialistas é reeducar o organismo, optar por alimentos mais saudáveis. Mas nada de excessos. O alerta vale porque é comum que quem exagerou comece dietas radicais para perder os quilinhos adquiridos com os excessos, um hábito perigoso para a saúde. Além disso, depois de encerrada a restrição alimentar, o emagrecimento rápido tende a favorecer um ganho de peso ainda maior.

O QUE FAZER

Os exercícios físicos são excelentes aliados para controlar o peso. Tente praticar, pelo menos, meia hora de atividade física cinco vezes por semana. Também é importante ingerir bastante líquido. Beba água, sucos naturais ou chás antes mesmo de sentir sede.

Comer de três em três horas é fundamental para manter o metabolismo ativo e não deixar \"aquela fome insaciável\" chegar. Inclua no cardápio cereais integrais como o arroz, aveia, gérmen de trigo e granola light. Ricos em fibra, esses alimentos facilitam a digestão e prolongam a sensação de saciedade.

MESA SAUDÁVEL

Além disso, para mandar as gordurinhas embora, faça da sua alimentação a mais saudável possível: troque itens da sua dieta e consuma alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, frutas, carnes magras e legumes. Que tal experimentar fazer as trocas de alimentos sugeridas na tabela abaixo?

\"\"

Fonte: Unimed do Brasil