Acreditação pode não ser uma palavra muito empregada no dia a dia das pessoas, mas, em ambiente hospitalar faz toda a diferença. Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), um hospital acreditado oferece maior segurança aos pacientes, e reduz até seus custos, porque com mais qualidade em todos os processos, tem maior produtividade.
A certificação, de caráter voluntário, é concedida pela própria ONA, uma entidade não-governamental, parceria do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como missão promover o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde no país, tomando como base princípios como credibilidade, qualidade e ética.
E os benefícios para o cliente não são poucos. Entre as vantagens do processo destaca-se o permanente aprimoramento institucional; a constante busca por maior eficiência e efetividade do atendimento; e a racionalização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Além disso, um hospital acreditado demonstra que é bem administrado, confiável, com redução dos desperdícios, o que o torna, também, mais "saudável" financeiramente.
Além disso, o Hospital que possui a Acreditação oferece maior segurança aos pacientes e aos funcionários e médicos. Isso porque para receber a certificação é necessária a realização de avaliação interna e externa, levando em consideração a qualidade do serviço, a segurança do paciente, e a padronização de processos.
ATIVIDADES CONTÍNUAS
Uma vez acreditado, o hospital necessita comprovar periodicamente a manutenção dos padrões de qualidade exigidos pela ONA. Para isso, as instituições são submetidas a avaliações. O Hospital Unimed JP, por exemplo, passou conseguiu manter o certificado após seis meses de acreditado. Nos últimos dias 28 e 29 de junho, uma equipe técnica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) - instituição certificadora associada à ONA -, esteve visitando a instituição.
A equipe do IQG confirmou a manutenção de ações preventivas que possibilitam segurança e qualidade para os clientes, médicos e funcionários, conforme preconiza o certificado da Acreditação - nível 1. As próximas avaliações serão trimestrais e terão o mesmo propósito: revisar e acompanhar de perto os procedimentos adotados para melhorar o atendimento.
POUCOS HOSPITAIS
Apesar de muitas instituições buscarem a Acreditação, ainda é muito pequena a quantidade de hospitais certificados no país. Dos 101 hospitais próprios do Sistema Unimed, 14 são acreditados - um índice de 14,2%.
De toda a rede hospitalar da Paraíba, incluindo instituições públicas e privadas, apenas o Hospital Unimed João Pessoa mantém o padrão de qualidade reconhecido pela ONA. Em todo o Nordeste, apenas outros 12 hospitais possuem o certificado de Acreditação Hospitalar. Confira abaixo a quantidade de hospitais por Estado na região:
Alagoas: 1
Bahia: 3
Ceará: 3
Maranhão: 1
Paraíba: 1 - Hospital Unimed João Pessoa
Pernambuco: 2
Piauí: 0
Rio Grande do Norte: 1
Sergipe: 1