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Acreditação Hospitalar é discutida em palestra no Hospital Unimed JP

Publicada em 25/08/2008 às 10h55

Fábio Leite mostrou a experiência da Unimed BH Fábio Leite mostrou a experiência da Unimed BH

A experiência de implantação da Acreditação Hospitalar na Unimed Belo Horizonte foi apresentada no último sábado (23) pelo doutor em Medicina, Fábio Leite Gestal. A palestra foi prestigiada por diretores, gerentes e coordenadores da Unimed JP, que lotaram o auditório do Hospital Unimed.

Na abertura, o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli, mostrou a importância da Acreditação Hospitalar para melhorar a qualidade da assistência hospitalar prestada aos clientes. Já o diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha, enfatizou o interesse da diretoria do Hospital Unimed JP em adotar o sistema.

Para o presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, as pessoas que trabalham em uma instituição direcionam seus trabalhos sempre pensando na qualidade, mas ela só pode ser verificada por quem utiliza o produto ou serviço, o cliente. Segundo ele, após 9 anos de experiência, o Hospital Unimed está pronto para fazer uma reciclagem, no qual os processos serão avaliados e o que pudesse melhorado.

O palestrante Fábio Leite Gestal explicou a Acreditação, como um sistema que avalia a qualidade da assistência do serviço de saúde. Segundo ele, o sistema é indissociável de um conjunto de iniciativas, que visam a manutenção e a satisfação do cliente. Para explicar o assunto, o palestrante fez um panorama do sistema de saúde suplementar.

Ele mostrou como a população brasileira está envelhecendo, os custos crescentes com a saúde, as novas tecnologias, a globalização, e apresentou alguns dados sobre saúde e estratégias para resolver algumass questões. “Gastar mais com saúde não significa ter mais qualidade. Como exemplo, os Estados Unidos, que têm um elevado crescimento dos custos, mas que isso não significa em melhoria da saúde para a população”, afirmou.

Segundo ele, entre 2006 a 20015, haverá de 40% a 80% mais mortes por doenças crônicas. Por conta disso, afirmou, o foco da saúde deve ser na prevenção e promoção da saúde.”O modelo de saúde atual não prevê riscos e necessidades atuais do sistema, por isso é necessário encontrar soluções antecipadas”, disse.

Fábio Leite Gestal mostrou que o modelo de Acreditação Hospitalar pressupõe atenção generalizada, avaliação de desempenho, habilitação do corpo funcional e humanização no atendimento. Ele explicou que a adoção do novo sistema pela Unimed Belo Horizonte, em 2004, melhorou todo o sistema de saúde local, incluindo a concorrência. “É uma melhora da rede como um todo, após implantado a Acreditação Hospitalar nivela a qualidade da prestação de saúde por cima. É impossível, até para a concorrência, não modificar a postura da prestação de serviço”, enfatizou. 

APROFUNDANDO

Ao final da apresentação, Fábio Leite Gestal respondeu algumas perguntas ao portal da Unimed sobre Acreditação Hospitalar.

O que é a Acreditação Hospitalar?

F.L.G.- É um sistema de certificação dos serviços de saúde, levando em consideração a qualidade da assistência do serviço de saúde, a segurança do paciente e a humanização do cuidado.

O que é preciso para que se consiga implantar o sistema?

F.L.G.- Primeiro, uma decisão do corpo dirigente, e depois, um compromisso de todos os que fazem a instituição.

Qual o benefício para o médico cooperado?

F.L.G.- O cooperado é o principal ator desse sistema. Para ele, vai significar melhores condições de trabalho, de remuneração e um melhor prestígio profissional, levando em conta que vai melhorar a assistência que ele irá prestar.

O que a humanização do cuidado significa para o cliente?

F.L.G.- Para o cliente, representa, entre outros, menor chance de acidentes, maior atenção de todos os profissionais- da enfermagem, o atendimento ao cliente e o médico. Ou seja, uma atenção mais harmônica.