• Início
  • Notícias
  • Acreditação garante qualidade na assistência e segurança para os clientes

Notícias

Acreditação garante qualidade na assistência e segurança para os clientes

Publicada em 03/07/2011 às 00h

Certificação garante a padronização de processos e a qualidade nos serviços Certificação garante a padronização de processos e a qualidade nos serviços

 O Hospital Unimed JP foi aprovado na última quarta-feira (29) em avaliação de manutenção do certificado de Acreditação. A divulgação ocorreu após visita de dois dias de uma equipe técnica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) - instituição certificadora associada à Organização Nacional de Acreditação (ONA) -, que esteve no Hospital para verificar se vem sendo mantido o padrão de qualidade exigido para manter o certificado.

A avaliação ocorreu seis meses após o Hospital Unimed JP ter conseguido a certificação. A equipe do IQG confirmou a manutenção das ações preventivas que possibilitam segurança e qualidade para os clientes, médicos e funcionários, conforme preconiza o certificado da Acreditação - nível 1. A partir de agora, as próximas avaliações serão trimestrais e terão o mesmo propósito: revisar e acompanhar de perto os procedimentos adotados para melhorar o atendimento.

Na Paraíba, apenas o Hospital Unimed JP tem a Acreditação, que é um certificado de qualidade criteriosamente concedido pela ONA. Prova disso é que as instituições que o obtêm passam por avaliações regulares. As que não conseguem manter o padrão perdem o título. Conheça abaixo um pouco mais sobre este processo de certificação.

BENEFÍCIO PARA O CLIENTE

O certificado de Acreditação Hospitalar garante muito mais do que um bom produto. Seu foco é a qualidade dos serviços, segurança e a preservação da vida. O produto final deste processo é a certificação hospitalar, um selo de qualidade cujo maior benefício é a melhora nos serviços de saúde, com diminuição significativa de riscos para o paciente.

A Acreditação transmite, para a população, a preocupação da instituição com a qualidade dos serviços e, para os profissionais, a preocupação com os processos. A certificação indica que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo o que faz, para evitar que ocorra algum dano ao paciente.

Para conseguir a certificação, o hospital deve seguir rígidos padrões de qualidade. Esses padrões refletem diretamente no atendimento, garantindo a segurança do paciente - que envolve evitar os mais diversos problemas, como por exemplo, cirurgias erradas, erro de medicação, infecção hospitalar, erro de diagnósticos, entre outros problemas que podem, inclusive, causar morte. O hospital que não tem certificação corre o risco de não atender aos padrões de segurança, podendo comprometer a saúde do paciente.

ESTRUTURA

A Acreditação hospitalar é um processo que envolve toda a estrutura de uma instituição de saúde: hospital, clínica, ambulatório ou laboratório, desde a alta direção até a equipe de zeladoria, incluindo médicos, enfermeiros, instrumentadores, fornecedores e colaboradores. Este processo basicamente promove uma mudança na gestão do hospital. Os critérios de gestão envolvem questões de segurança física, equipamentos, treinamento da equipe interna e segurança assistencial voltada exclusivamente para a garantia da segurança do paciente.

Depois de colocar em prática os protocolos estabelecidos pelos manuais de acreditação, essa desorganização dá lugar à melhora na qualidade de vida e de trabalho das equipes multiprofissionais do Hospital.

PROCESSO CONTÍNUO E VOLUNTÁRIO

O grande diferencial da Acreditação é entender a expectativa dos pacientes. Essa expectativa está ligada ao resultado do tratamento. Assim a avaliação é sistêmica. O modelo de certificação entende a interdependência entre as várias ações no processo assistencial e avalia todas as áreas do hospital.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal vantagem de uma instituição de saúde acreditada está no processo de melhoria contínua da qualidade assistencial.

O processo é voluntário. Ou seja, a iniciativa de conquistar a Acreditação é voluntária e parte de cada instituição de saúde. Nenhuma instituição é obrigada a ter a Acreditação. O empenho do Hospital Unimed JP em consegui-la e mantê-la, portanto, é mais uma prova do esforço de atender sempre da melhor forma os clientes e de garantir um ambiente de trabalho adequado para os médicos e funcionários.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed JP com informativo publicado na Revista Exame