A internação em um hospital é sempre um momento de expectativa para os pacientes e acompanhantes, seja pela alegria de um nascimento, por causa daquela cirurgia marcada ou de um atendimento de urgência. Independentemente do motivo, é preciso que acompanhantes ou visitantes sigam algumas recomendações para garantir o bem-estar dos pacientes. São dicas simples, que podem ajudar - e muito - durante o tempo que a pessoa precisa dos cuidados em um hospital. E o melhor: ajuda não só o paciente que você está acompanhando ou visitando, mas todos que estão internados.
O primeiro passo é ter paciência, não demonstrando ansiedade para quem está doente ou esperando uma cirurgia. Mantendo a calma, é bem mais fácil conseguir cumprir com as recomendações para ajudar na recuperação dos pacientes internados. Confira:
BEBIDAS ALCOÓLICAS
O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em ambientes hospitalares. Além de alterar o estado de consciência e produzir situações desagradáveis, o comportamento decorrente da excitação das pessoas alcoolizadas perturba quem está em recuperação.
No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a portaria nº11/2015 proíbe a guarda, a exposição ou ingestão de bebida alcoólica nas dependências da unidade. A portaria normatiza uma regra já existente no hospital, que visa o conforto dos pacientes.
O uso de bebida alcoólica dentro do hospital - especialmente em comemorações de nascimentos de crianças - aumenta o risco de infecção hospitalar e pode incomodar os pacientes de apartamentos vizinhos (que podem estar em recuperação de enfermidades ou cirurgias), causando algum tipo de transtorno.
CIGARRO
A Lei Federal nº 8.262 de 2014 proíbe fumar em local coletivo fechado ou parcialmente fechado. Por isso, é proibido fumar nas dependências do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
Mais que infringir uma lei, quem fuma em um ambiente hospitalar está expelindo uma fumaça composta por substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, substância altamente tóxica para o pulmão humano. Se ela é nociva para quem está em plena saúde, imagine para um paciente que se encontra internado.
FLORES
Presentear com flores pode parecer um ato de gentileza. No entanto, para quem está internado em um hospital, as flores podem ser um fator de aumentos de risco de infecção hospitalar (se não forem bem conservadas) e favorecer o surgimento de alergias. Por isso, não é permitido levar flores aos pacientes do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
SILÊNCIO
O silêncio traz tranquilidade ao ambiente hospitalar. Por isso, fale baixo, coloque o celular no silencioso e tenha cuidado com os calçados ao andar nas áreas comuns. Ambientes barulhentos causam estresse, que, por sua vez, alteram a pressão arterial, produzem taquicardia e desequilibram os níveis de adrenalina no corpo. A alteração desses níveis, somada à irritação, é prejudicial ao tratamento.
MÚSICA
Qualquer tipo de instrumento musical deve ser evitado. Por mais discreto que seja o som produzido, o ambiente hospitalar precisa ser o mais silencioso possível, como dito acima, já que o repouso é fundamental para a recuperação.
REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
Nunca realize procedimentos. Lembre-se de que o Hospital dispõe de profissionais capacitados para prestar a melhor assistência ao paciente. Se precisar de algo, chame a equipe de enfermagem.
CRIANÇAS
Não é recomendável levar crianças para o Hospital. Se for imprescindível, os pais devem orientá-las a não correr pelos corredores e a falar baixo. Para a própria segurança, os pequenos devem ficar pouco tempo no Hospital.