• Início
  • Notícias
  • Acompanhante pode ficar até 12 horas com pacientes no hospital da Unimed JP: por que isso é importante

Notícias

Acompanhante pode ficar até 12 horas com pacientes no hospital da Unimed JP: por que isso é importante

Publicada em 27/02/2024 às 10h16

Visita estendida ajuda na recuperação do paciente e melhora a comunicação entre familiares e equipe assistencial Visita estendida ajuda na recuperação do paciente e melhora a comunicação entre familiares e equipe assistencial

Quando se está no hospital, receber visitas e se sentir acolhido por familiares e amigos é tão importante quanto os cuidados médicos. As visitas contribuem significativamente para a recuperação do paciente e para uma relação mais próxima com a equipe assistencial.

Enquanto que em muitos hospitais as visitas duram cerca de meia hora, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), da rede própria da Unimed João Pessoa, um tipo especial de visita foi implantado em 2018 e atende, inclusive, aos pacientes que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É a visita estendida, que permite a permanência de um acompanhante, por até 12 horas, no espaço onde o paciente estiver internado. Esse benefício é disponibilizado para as pessoas que precisam ficar internadas no hospital e que estejam conscientes e acordadas.

De acordo com a psicóloga do HAUW, Alana Meireles, a visita estendida contribui para reduzir desfechos clínicos como incidência de delirium – quando o paciente pode sofrer confusão mental –, uso de antipsicóticos e necessidade de contenção mecânica e tempo livre de ventilação mecânica e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“As visitas têm o objetivo de trazer a família para ficar mais perto do paciente, trazendo mais conforto e segurança para ambos”, explicou a psicóloga. Ela ainda reforçou que a presença e comunicação da família com a equipe de profissionais que está cuidando do paciente também é importante para a humanização no tratamento. “Nós queremos que a família traga um pouco da rotina desse paciente para o hospital. Por exemplo, informando como ele gosta de ser chamado, as preferências por música, comida. É o familiar fazendo parte do tratamento”, completou Alana Meireles.

Já a visita social permite a presença de um familiar ou pessoa próxima por trinta minutos, o que também beneficia o paciente, seus familiares e amigos, promovendo momentos de interação e fortalecimento emocional.

COMO FUNCIONA

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, podem participar da visita estendida dois familiares por paciente desde de que sejam próximos (pai, mãe, irmãos, filhos, avós, netos, primos de primeiro grau e cônjuge).

Os acompanhantes da visita estendida ficam ao lado do paciente, incluindo os que estão em leito de UTI, das 9h às 21h. Antes de participar da visita estendida, o acompanhante recebe orientações da equipe responsável pela organização da visita (enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais).