Para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo do cigarro, a Unimed João Pessoa, a Associação Médica da Paraíba (AMPB) e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão organizando uma programação especial para este sábado (29), Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.
A ação, que conta com o apoio da Secretaria da Educação de João Pessoa, será realizada no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. O local será ambientado com faixas alertando para a importância do combate ao tabagismo.
A programação terá início às 7 horas e deverá se estender até o final da manhã, com a distribuição de material informativo. Na abertura, haverá apresentações musicais de dois grupos de alunos da rede pública de João Pessoa: Coral da Paz, da Escola Municipal Leônidas Santiago, e Banda de Música da Escola Municipal Índio Piragibe.
A atividade, que faz parte da política de responsabilidade social da Unimed JP, está sendo coordenada, na Cooperativa, pela Promoção da Saúde.
DADOS PREOCUPANTES
O cigarro tem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. A maioria delas é cancerígena e tem alto poder de dependência. A informação é preocupante, ainda mais quando 90% dos consumidores estão na faixa etária de 12 a 19 anos.
Para o pneumologista Sebastião Costa, que coordenará as ações deste sábado, na Capital, esses jovens iniciam o consumo do cigarro para mostrar aos amigos que são adultos, viris e bem-sucedidos. Por isso, é tão difícil convencer um adolescente a parar de fumar. “O jovem jamais vai absorver a ideia de que possa daqui a 15 ou 20 anos desenvolver um câncer de pulmão ou infarto do miocárdio”, alertou.
Outra dificuldade para o convencimento, segundo o médico, é que os sintomas do tabagismo (pigarro, tosse, cansaço fácil...) só começam a surgir depois de 10 anos de dependência.
Considerada a principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo leva a óbito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,9 milhões de pessoas anualmente no planeta. Aliás, cerca de 10 mil indivíduos morrem por dia todos os anos em consequência de doenças relacionadas ao tabaco.