O tabagismo causa sérios danos a praticamente todos os órgãos do corpo, ocasionando muitas doenças e afetando a saúde geral dos fumantes. Parar de fumar tem efeitos benéficos imediatos e a longo prazo.
Estima-se que os efeitos adversos do tabagismo sejam responsáveis por 200 mil mortes por ano no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo é a principal causa de morte evitável no mundo inteiro.
Para se ter uma ideia dos malefícios causados pelo vício, o risco de morrer de câncer de pulmão é mais de 22 vezes maior entre homens fumantes e em torno de 12 vezes maior entre mulheres fumantes.
Além desse, o tabagismo eleva o risco de outros tipos de câncer, incluindo os nos lábios, cavidades orais, faringe, esôfago, pâncreas, laringe, pulmões, cérvix uterino, bexiga e rins.
Quem fuma adoece com uma frequência duas vezes maior que um indivíduo livre do vício. Também tem pior resistência física, fôlego, aparência e desempenho nos esportes e na vida sexual.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para alertar a população sobre a importância de parar de fumar, a Associação Médica da Paraíba em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Sociedade Paraibana de Pneumologia promoverão diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, festejado em 31 de março. Em 2012, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema \"A Interferência da Indústria do Tabaco\" para a celebração da data em todo o mundo.
Entre as atividades, haverá uma caminhada no dia primeiro de junho. Fumantes e ex-fumantes partirão do Busto de Tamandaré em direção à Gameleira. A concentração está marcada para às 16 horas.
Também serão realizadas palestras de conscientização no 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba e no Hospital Napoleão Laureano.
COMO FUMO AGE
1-A fumaça do cigarro, durante a tragada, é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando ao cérebro entre 7 e 9 segundos
2- O fluxo sanguíneo é rápido, e todo o volumo de sangue do corpo percorre os pulmões em 1 minuto. As substâncias inaladas espalham-se pelo organismo a uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por injeção intravenosa
3- Depois que a nicotina atinge o cérebro, libera várias substâncias (neurotransmissores) responsáveis por estimular a sensação de prazer
4- Com a ingestão contínua de nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o nível de satisfação inicial. Com o passar do tempo, o fumante consome mais cigarros