• Início
  • Notícias
  • Ações em João Pessoa vão alertar a população sobre o câncer de pênis

Notícias

Ações em João Pessoa vão alertar a população sobre o câncer de pênis

Publicada em 07/07/2009 às 08h19

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciará no próximo dia 20 a 2ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pênis. Durante uma semana, serão realizadas várias ações em todo o País com a finalidade de ressaltar a necessidade da boa higiene do órgão genital e de mostrar à população a importância de consultas periódicas ao urologista.

Em João Pessoa, as atividades serão realizadas no dia 25, no Hospital Universitário e no Hospital Napoleão Laureano. Neste dia, serão feitas 50 cirurgias de pospectomia (fimose), uma das medidas preventivas deste tipo de câncer.

A falta de higienização é um dos principais fatores de predisposição à doença, mas o fato de os homens afetados pelo câncer demorarem até um ano para procurar assistência médica, depois de constatar as primeiras lesões, explica o desenvolvimento da doença em seus estádios atuais.

O diagnóstico tardio contribui para o crescimento irreversível do tumor e a ampliação do membro. No ano passado, foram feitas 908 amputações de pênis no Brasil por conta da detecção da doença em estádio avançado.

DIAGNÓSTICO

A manifestação clínica mais comum desse tipo de câncer é uma ferida ou úlcera persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Embora menos freqüente, o crescimento nos gânglios inguinais (íngua na virilha) pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis.

Homens que não foram operados de fimose possuem maior probabilidade de desenvolver a doença. Outro fator de risco é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de preservativo. Qualquer ferimento que aparecer no pênis, doloroso ou não, deve ser analisado prontamente por um médico.