O Hospital Unimed João Pessoa ganhará uma cor especial hoje, Dia Mundial do Diabetes. À noite, a fachada do prédio será iluminada de azul. A iniciativa faz parte de uma campanha realizada em todo o mundo para alertar a população sobre a importância do controle do diabetes, doença considerada a epidemia do século.
O azul foi escolhido para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este já é o 4º ano em que o Hospital Unimed JP participa da mobilização, promovida anualmente pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Neste mesmo dia, a Sociedade Paraibana de Diabetes servirá um café da manhã para as pessoas que passarem pelo Busto de Tamandaré até as 10h. No local, também haverá testes de glicemia e distribuição de materiais informativos sobre a doença.
Vista como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a iniciativa global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. Em 2009, mais de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas em todo o planeta aderiram à campanha e iluminaram de azul as fachadas de seus prédios. No Estado, a mobilização conta também com o apoio da Sociedade Paraibana de Diabetes e da Unimed JP.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, 14 de novembro, foi instituída em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e, desde então, vem mobilizando cerca de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas para discussão e elaboração de ações que visem à prevenção e à consequente diminuição dos casos da doença.
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL
Desde 2004, a IDF e a SBD vêm utilizando o Dia Mundial do Diabetes para realizar uma campanha de conscientização com a população de todo o mundo. A proposta é sugerir dos órgãos governamentais a criação de estratégias eficientes, com políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com a doença e daqueles que possuem risco de desenvolvê-la.
A campanha, que este ano tem como tema “Diabetes: Educar para prevenir”, chega à sua 7ª edição. Entre as novidades deste ano está a divulgação, de forma intensiva, através das redes sociais, já que o Brasil é um dos países que mais vem utilizando essa forma de comunicação no mundo (Orkut, Twitter, Facebook, Flickr, Youtube, etc).
Além disso, diversos monumentos serão iluminados com a cor azul, cor referência ao símbolo da ONU, que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Entre eles, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
ATENÇÃO ESPECIAL
A Unimed JP dispensa uma atenção especial aos clientes portadores de diabetes. Desde 2004, a Cooperativa desenvolve o Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia. Exclusivo para clientes diabéticos, ele já beneficiou mais de 600 pessoas.
Além disso, a Cooperativa promove palestras educativas sobre o diabetes em empresas parceiras; aborda o tema nos encontros sobre saúde, que são eventos em que especialistas fazem esclarecimentos para clientes e não clientes; e participa de vários eventos internos ou externos com a disponibilização de serviços como teste de glicemia e distribuição de material educativo. Tudo isso para garantir mais qualidade de vida para toda a população, particularmente os clientes.
ENTENDA A DOENÇA
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.