A partir de agora, o Governo do Estado passa a integrar a Secretaria Executiva do Movimento Nós Podemos Paraíba e coordenar as ações do Núcleo Gestor da iniciativa, juntamente com o Instituto UniGente, Faculdades Nova Esperança, Ministério Público, Maurício de Nassau, Instituto Alpargatas, Unipê e Rotary Club. O compromisso foi oficializado no último dia 24, com a assinatura de um decreto que vincula as ações do Governo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Na prática, o documento prevê a determinação de políticas públicas, por parte das secretarias do Governo da Paraíba, que visem à melhoria da qualidade de vida da população carente do Estado ao mesmo tempo em que estimulem o desenvolvimento e o cumprimento dos ODM, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Criado oficialmente no dia 31 de julho do ano passado, o Movimento Nós Podemos Paraíba tem como finalidade divulgar, disseminar e monitorar projetos sociais em toda a Paraíba, que visem ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, oito metas estipuladas pela ONU e que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
A iniciativa já conta com mais de 50 adesões. Ele está estruturado através de núcleos espalhados por todo o Estado para dar apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, entretanto, é muito importante a participação de mais organizações públicas e privadas.
Para fazer parte do Movimento, basta ligar para os números 2106-0711 e 2106-0712 ou enviar e-mail para [email protected].
BRASIL RUMO AOS ODM
O quarto Relatório de Acompanhamento Nacional dos ODM, publicado no dia 24 deste mês, aponta que o Brasil está avançando em muitos pontos, inclusive já alcançou, até este momento, muito das metas propostas para 2015. Mesmo assim, deverá investir mais na saúde da mulher, em saneamento básico e em outras áreas ainda deficientes.
Entretanto, sabe-se que a realidade da maioria dos mais de 5 mil municípios brasileiros está muito aquém do esperado. É o caso da Paraíba, que apresenta uma defasagem muito grande entre as metas propostas e o que já foi alcançado nos 223 municípios do Estado. Inclusive, dos 18 indicadores investigados no âmbito estadual, caso persistam as condições até aqui monitoradas, as metas preconizadas para 20015 não serão alcançadas em 11 desses indicadores.
Os Objetivos do Milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.