Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com ações gratuitas de verificação de pressão arterial e taxas de glicemia, durante manhã e tarde da última segunda-feira (14), na sede da Unimed JP, no bairro da Torre.
A ação fez parte das atividades desenvolvidas pela Cooperativa em apoio a campanha mundial de combate ao diabetes, promovida pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Na ocasião, a Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, responsável pelas atividades, disponibilizou uma equipe de enfermagem para realizar os exames nas pessoas que passavam pelo local.
Os que fizeram o teste de glicemia e que o resultado apresentado foi acima da média aceitável para o exame foram orientados a procurar um médico, para uma avaliação mais detalhada.
Além dos exames, foram distribuídos materiais informativos sobre diabetes e as pessoas tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a doença com os profissionais da Cooperativa.
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
Todos os anos no mês de novembro é realizada uma campanha mundial para alertar a população sobre os problemas ocasionados pelo diabetes. A campanha é promovida pela International Diabetes Federation (IDF). No Brasil a mobilização tem a coordenação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Diversas iniciativas foram realizadas em todo o mês, em especial no dia 14, Dia Mundial do Diabetes. Entre elas, a iluminação na cor azul de monumentos brasileiros, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além da divulgação intensa em redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook, Flickr, Youtube, etc) e outros meios de comunicação.
Durante a semana passada até a última segunda-feira (14), as fachadas do Hospital Unimed JP e da sede foram iluminadas com lâmpadas especiais na cor símbolo da mobilização. A cor foi escolhida para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial.
DATA
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, 14 de novembro, foi instituída em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e, desde então, vem mobilizando cerca de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas para discussão e elaboração de ações que visem à prevenção e à consequente diminuição dos casos da doença.
Vista como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a iniciativa global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países.
Este ano, a International Diabetes Federation adotou cinco mensagens para a Campanha do Dia Mundial do Diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realizou uma pesquisa entre os internautas para que eles escolhessem dois assuntos. Os temas escolhidos e adotados pela campanha são: “O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos” e “O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres”.
ENTENDA A DOENÇA
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.
SINAIS E SINTOMAS
Alguns sintomas, quando aparecem ao mesmo tempo, podem indicar o surgimento do diabetes. Nesse caso, não deixe de consultar seu médico para fazer os exames adequados. Confira abaixo os principais sinais:
- Sede excessiva
- Urinar com frequência
- Aumento da fome
- Perda de Peso
- Cansaço excessivo
- Falta de concentração e interesse em atividades de rotina
- Vômitos e dores de estômago
- Sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés
- Visão embaçada
- Infecções frequentes
- Feridas que demoram para cicatrizar