Para alertar as pessoas para o controle e prevenção do diabetes tipo 2- único tipo evitável da doença-, a Unimed João Pessoa e a Sociedade de Endocrinologia da Paraíba realizaram ações de promoção da saúde na última sexta-feira, no final da Avenida Cabo Branco.
Na ocasião, a Cooperativa ofereceu um café da manhã para as pessoas que passarem pelo local e disponibilizou um estande com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, das 6h30 às 9h. Cerca de 300 pessoas passaram pelo estande da Cooperativa.
Para ver as fotos, clique aqui.
Durante o evento também foram distribuídos materiais informativos e profissionais da Cooperativa esclareceram dúvidas das pessoas sobre a doença.
ENCONTRO SOBRE SAÚDE
Na última quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a Unimed João Pessoa reuniu os integrantes do Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes em um encontro, no Espaço Viver Melhor, que funciona no Bairro dos Estados.
Para ver as fotos, clique aqui.
Durante o evento, realizado para dois grupos distintos, um pela manhã e outro à tarde, os clientes recebem novas orientações sobre como lidar com a doença sem perder a qualidade de vida.
Os participantes assistiram a uma apresentação sobre prevenção de complicações relacionadas ao diabetes, receberam informações sobre as atividades da Promoção da Saúde voltadas para os clientes da Unimed JP e foram informados sobre a importância do Dia Mundial do Diabetes.
O Grupo de Educação Em Saúde (GES) em Diabetes, um dos programas do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa.
O serviço é oferecido sem nenhum custo adicional para o cliente. Através de orientações de uma equipe interdisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, os clientes aprendem como conviver melhor com a doença adquirindo mais qualidade de vida. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes que convivem com a mesma realidade.
CAMPANHA MUNDIAL
Em novembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes (14), são intensificadas as ações em vários países para chamar a atenção para o controle e prevenção do diabetes tipo 2, que é o único evitável e responde por mais de 90% dos casos da doença. A iniciativa é da Federação Internacional do Diabetes e tem coordenação no Brasil da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Diversas iniciativas são realizadas durante todo o mês. Entre elas, a iluminação de prédios com a cor azul. A Unimed João Pessoa aderiu à mobilização e iluminou, desde o dia 4 deste mês, a sede, o Hospital e o Espaço Viver Melhor de azul. A iluminação especial ficará até o próximo sábado (16).
DADOS DO DIABETES
De acordo com o Ministério da Saúde, dos 300 milhões de diabéticos identificados no mundo pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, na sigla em Inglês), pelo menos 10 milhões estão no Brasil. Só na Paraíba existem 178,6 mil, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraíba (SBEM-PB). De todos os casos, cerca de 40 mil estão em João Pessoa.
Doença crônica de caráter permanente, o diabetes pode ocasionar diversas complicações se não forem tomados os devidos cuidados. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre 2000 e 2010, os problemas ocasionados pela doença foram responsáveis pela morte de mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em números óbitos por esse motivo no mundo.
Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente que organismo precisa. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.
O diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Não se sabe ao certo por que as pessoas o desenvolvem.
O tipo 2 é mais comum em adultos. Ocorre, geralmente, em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora atualmente perceba-se um aumento em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.