Os acidentes domésticos ainda estão entre as maiores causas de mortes de idosos. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causados por acidentes domésticos.
E a maior parte desses acidentes são quedas, das quais 34% causam fraturas. A diminuição da visão, dos reflexos e da coordenação motora por parte dessas pessoas contribuem para que isso aconteça.
Mas com algumas medidas simples e modificações fáceis de serem executadas, pode-se tornar o lar mais seguro e adaptado aos moradores mais velhos contribuindo, assim, para a diminuição dos acidentes.
DICAS
Veja algumas adaptações necessárias nos cômodos da casa para prevenir acidentes:
Sala - Portas de correr são mais fáceis de abrir e as mais largas (80 cm) permitem a passagem de cadeira de rodas. Retire mesas de centro do ambiente e fixe os tapetes ao chão para evitar tombos e escorregões. A altura ideal do sofá é de 45 cm.
Quarto - Portas de armário devem ser leves e com maçanetas do tipo alça ou alavanca. Deixe um interruptor ou abajur próximo à cama. Fixe a mesa de cabeceira no chão. A altura da cama deve permitir que o idoso consiga se sentar nela e colocar os pés no chão.
Corredor - A iluminação deve ser intensa e regular em toda a casa, principalmente no trajeto entre a cama e o banheiro. Interruptores devem estar a uma altura de pelo menos 1m do chão.
Cozinha - A cor do piso deve contrastar com a cor dos móveis e da parede. Deixe mantimentos em uma altura de fácil alcance. Bordas da pia e da bancada devem ser arredondadas.
Banheiro - Escolha piso de material cerâmico antiderrapante. No box, coloque banco com barras de apoio e chuveiro com altura ajustável. Em vez de saboneteiras, use recipiente para sabonete líquido preso à parede. Instale barras de apoio ao vaso sanitário (se necessário aumente a altura do vaso).