“É uma grande oportunidade para os médicos cooperados se atualizarem sobre diversos assuntos relevantes”, declarou o presidente da Unimed JP e Paraíba, Aucélio Gusmão, durante a abertura do 25º Congresso Médico da Paraíba. A solenidade foi realizada na noite de ontem, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e contou com diversas autoridades locais.
Compuseram a mesa o presidente da Associação Médica da Paraíba (AMPB), Fábio Rocha; o presidente do evento, Marcus Sodré; o presidente da Unimed JP e Paraíba, Aucélio Gusmão; o médico sanitarista José Rodrigues Lopes e o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Almeida, representando o governador Cássio Cunha Lima; a diretora geral do Hospital Santa Isabel, Aleuda Nágila de Sá Cardoso, representando o prefeito Ricardo Coutinho; o coordenador de implantação do curso de medicina do Unipê, Haroldo de Lucena Bezerra, representando o reitor José Loureiro Lopes; o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Dalvério de Paiva Madruga; o presidente do Sindicato Médico, Tarcísio Campos; e o presidente da Cooperativa de Crédito (Unicred), Romildo Montenegro.
O presidente do evento, Marcus Sodré iniciou os trabalhos da mesa enfatizando a boa estrutura oferecida e a variedade de atividades. “A programação conta com palestras dinâmicas, simpósios satélites e mesas-redondas de enfoque prático, abrangendo os aspectos do dia-a-dia, apresentadas com os mais modernos recursos tecnológicos”, afirmou.
Comparando as estrelas do poema ‘Via Láctea’, do parnasiano Olavo Bilac, aos médicos, Sodré passou a palavra ao presidente da AMPB, Fábio Rocha, complementou: “Não sou poeta como Marcus, mas desejo a todos boas reflexões sobre os assuntos expostos durante esses três dias”.
O 25º Congresso Médico da Paraíba, que será encerrado amanhã, conta com o apoio da Unimed João Pessoa, da Unicred JP, do governo do Estado e da prefeitura da Capital. Além de Marcus Sodré, a Comissão Organizadora é formada pelos médicos Fábio Rocha, Roosevelt de Carvalho Wanderley e Otávio Sérgio Lopes.
Hiperatividade em crianças, Programa de Saúde da Família, aspectos relevantes da Dengue e desafios atuais da profissão médica são alguns dos assuntos programados para o dia de hoje. Confira mais detalhes abaixo:
SEGUNDO DIA: 4 de abril - 6ª feira
8h20 – 9h - Apnéia obstrutiva do sono
Alberto Campos
Cristiane Araújo
9h – 9h40 - Pneumopatias alérgicas
Ronaldo Rangel
Ilma Espínola
9h40 – 10h20 – Hiperatividade em crianças
Roosevelt de Carvalho Wanderley
Sônia Maia de Farias
Intervalo
10h50 – 11h30 – Febre Reumática
Danielle Egypto
Grinberg Medeiros Botelho
11h30 – 12h10 - Rotinas no Pré-Natal
Roberto Magliano de Morais
Francisco Manoel Carvalho Mendonça
12h10 – 12h50 – Dor Torácica Aguda
José Mário Espínola
Marco Antônio De Vivo Barros
Almoço
14h20 - 15h – PSF - Realidades
Lúcia Dersk
Marcelo Jackson
15h – 15h40 – Urgência Médica e PSF
Walter Mendes
Marcelo Jackson
15h40 – 16h20 – Medicina – Cura e Fé
Marcus Sodré
José Gomes Batista
Intervalo
16h40 – 17h30 – Dengue: aspectos relevantes
Ana Isabel
Francisco Orniudo Fernandes
17h30 – 18h30 – Desafios atuais na profissão médica
Dalvélio de Paiva Madruga
Genário Barbosa
Alana Abrantes
TERCEIRO DIA: 5 de abril - Sábado
8h20 – 9h - Urgências em oftalmologia
Haroldo Lucena
Ivandemberg Veloso
9h – 9h40 - Patologias relevantes na 3ª idade
João Dehon
Maristé Mendes
9h40 – 10h20 - Piodermites
Luciana Gadelha
Carla Simone
Intervalo
10h50 – 11h30 - Algia pélvica em ginecologia
Geraldez Tomaz
Magda Trigueiro de Albuquerque Cabral
11h30 – 12h30 – Sol e Saúde
Otávio Sérgio Lopes
Alessandra Sousa Braz C. de Andrade
Roseane Modesto
Encerramento