Na questão do consumo racional do meio ambiente, nós estamos no cheque especial há séculos. A declaração é da presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais (CEOS), Rebecca Raposo, que ministrou a palestra “O compromisso das empresas na construção de uma sociedade sustentável, na manhã desta sexta-feira (19). A atividade finalizou a programação do Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado desde quarta-feira (17), no Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco.
Rebecca Raposo iniciou a apresentação contextualizando historicamente o processo de consumo da sociedade. “Antigamente, as pessoas consumiam apenas o necessário. Hoje, há uma necessidade constante de se consumir”, explicou. O resultado disto, segundo ela, é o uso desordenado do meio ambiente e o piora da qualidade de vida. “Acabamos tendo que conviver com o lixo”, enfatizou.
Durante a apresentação, Rebecca criticou o desperdício de recursos ocasionados pelos países considerados desenvolvidos. “É ingenuidade pensar que eles viverão sem o meio ambiente. Todos nós, inclusive os países de primeiro mundo, são dependentes dos recursos naturais”, comentou.
Por fim, Rebecca enfatizou a importância de ações conjuntas em prol da “saúde do meio ambiente”. “Ações isoladas não levam ninguém a canto nenhum. Ou todos trabalhamos juntos, ou nossos filhos e netos viverão no colapso”, finalizou.
A atividade finalizou a programação da quinta edição do Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, que reuniu cerca de 400 pessoas diariamente, no Paço dos Leões.