A edição 407 da revista “A Semana”, que está nas bancas, traz uma matéria sobre o Prêmio Verde, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) pelo UniGente e pela Sudema. A matéria está publicada nas páginas 8 e 9.
Além de dar informações sobre o prêmio, que será entregue no final do ano em reconhecimento a iniciativas de sucesso na área de preservação ambiental na Paraíba, o texto destaca o trabalho desenvolvido pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP nesta área.
Veja abaixo o texto na íntegra:
---
Parceria
“Prêmio Verde”
Sudema e Unigente vão premiar categorias de destaque na preservação do Meio Ambiente
Disposição, boa vontade e amor são os ingredientes que regem os voluntários do UniGente, da Unimed João Pessoa. O Instituto de responsabilidade social deu mais um passo para continuar o trabalho de preservação à natureza: parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema).
O trabalho desenvolvido pelos voluntários do UniGente, além da política de conservação do Meio Ambiente, zela pela qualidade de vida dos cidadãos. “Não há como pensar no Meio se desprezarmos quem vive nele, como os homens e os animais”, disse Tânia Menezes, Vice Presidente do Instituto.
Na Semana do Meio Ambiente, o UniGente – em parceria com a Sudema – vai desenvolver várias atividades de interação com a sociedade. Além das mudas, serão distribuídas cartilhas e lixitos para ajudar na conscientização. Os voluntários do UniGente e da Sudema visitarão colégios e ruas de João Pessoa.
Entre os pontos a destacar pela parceria, está o “Prêmio Verde” que foi lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, na última terça-feira (5), que vai premiar categorias que mais se destacaram na preservação do Meio Ambiente. “O prêmio será muito representativo, pois vai incentivar a conservação da natureza, um prêmio grandioso”, destacou Tânia Menezes.
O “Prêmio Verde” terá cinco categorias: pessoa física (conquista individual); entidade não governamental (conquista social); categoria empresarial (empresas); imprensa de reportagem ambiental (profissionais da imprensa) e destaque governamental (órgão oficial). A indicação será feita de duas maneiras distintas: através de uma comissão da Sudema e do UniGente e também através de urnas que serão colocadas em shoppings e supermercados da capital.
“O objetivo da premiação é incentivar e retribuir as pessoas que contribuem para a preservação da natureza, algo tão necessário para o equilíbrio do homem”, destacou o superintendente da Sudema, Régis Cavalcante. Vale ressaltar que em cada categoria, será permitido até três indicações, no entanto, apenas um levará o “Prêmio Verde”.
UniGente - O UniGente trabalha na prevenção e tem o objetivo de ressaltar a importância de não jogar papel nas ruas e cuidar dos animais, por exemplo, atividades que serão reforçadas através do Programa do Instituto e da parceria com a Sudema. Foi criado em 30 de março de 2006 e conta com o apoio de aproximadamente dois mil voluntários diretos e indiretos. Surgiu após a diretoria se dar conta da necessidade da contribuição das empresas em ações sociais. “Preservar o Meio Ambiente é mais que uma obrigação, é uma responsabilidade de todos”, disse.
O presidente do Instituto UniGente e da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo Gusmão, falou da importância da conservação do Meio Ambiente: “Nosso trabalho contribui para a preservação da natureza e sustentabilidade do nosso ecossistema”. Entre os projetos desenvolvidos pelo UniGente destaca-se o “Arte no Jardim”, também realizado em parceria com a Sudema.
O UniGente também abraçou um projeto de estudantes do curso de Turismo da UFPB, intitulado de “Cidade Limpa, atrai turista”. O UniGente desenvolve as atividades baseadas nos “Oito jeitos de mudar o Mundo” da Organização das Nações Unidas. “Seria inviável preservar a natureza negando o processo e a evolução da humanidade. Mas também seria condenar todas as formas de vida na Terra se o homem continuasse a utilizar os recursos naturais de forma predadora e incontrolável”, declarou.
O UniGente marca de forma definitiva o ingresso da Unimed João Pessoa no capítulo da Responsabilidade Social, de forma organizada, onde certamente bons frutos serão colhidos. Atitude ética, muito ventilada nos dias atuais, que significa na essência, uma participação efetiva e de apoio às comunidades menos emancipadas, cujas carências são múltiplas, cruéis e se arrastam pelos tempos, declarou Aucélio Melo de Gusmão.