Imagine dois cenários: no primeiro, muito barulho. No segundo, o silêncio. Em qual situação você acha que se sentiria melhor para se recuperar de uma enfermidade ou para se concentrar no seu trabalho? O silêncio no ambiente hospitalar, ou externamente a ele, é necessário para o bem-estar dos pacientes e para o trabalho das equipes assistenciais.
De acordo com a coordenadora de psicologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Alana Meireles, estudos mostram que o silêncio é revitalizador e traz tranquilidade. “Esses elementos são muito importantes para o paciente no processo de recuperação de uma cirurgia ou durante o tratamento de alguma doença”, afirmou.
O silêncio no ambiente hospitalar traz muitos benefícios. Ajuda não só os pacientes, mas também a concentração de quem está trabalhando. Isso, na prática, minimiza a chance de erros, diminui os riscos de acidentes, além de reduz o nível de estresse.
TODOS PODEM AJUDAR
Todos que estão em uma unidade de saúde podem contribuir para manter o silêncio. Colaboradores, médicos, acompanhantes,visitantes e os próprios pacientes. Os ruídos fazem mal a quem está se recuperando de alguma enfermidade, causando desconforto e irritabilidade. "Nessa hora tudo o que o paciente precisa é de um ambiente silencioso que desperte harmonia e relaxamento", destacou a psicóloga.
RECOMENDAÇÕES
Confira algumas recomendações que listamos para manter o silêncio no Hospital e um ambiente adequado ao trabalho.
- Utilize celulares em modo silencioso
- Fale baixo nos corredores e dentro das unidades de internação
- Evite calçados que produzam ruídos
- Mantenha os aparelhos de TV em volume baixo
- Tenha cuidado ao abrir e fechar portas e gavetas