Visitantes e acompanhantes
O Hospital Pediátrico Unimed orienta as pais para que o tempo de permanência do paciente na unidade seja o mais tranquilo e seguro possível. Por isso, veja como você pode colaborar com o serviço
Por questões de segurança para a saúde do paciente, a quantidade de visitas e acompanhantes é limitada. Enquanto durar a pandemia, as visitas estão suspensas. O uso de máscaras é obrigatório enquanto o acompanhante estiver no Hospital. Além disso, é solicitado que as pessoas evitem circular fora da unidade de internação e que intensifiquem a higienização das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.
Veja como está a quantidade de acompanhantes por tipo de acomodação
- UTI: 1 acompanhante com revezamento
- Apartamento individual: 2 acompanhantes (pai e mãe)
- Apartamento coletivo: 1 acompanhante com revezamento
- Revezamento de acompanhante é permitido apenas uma vez ao dia;
CONFIRA MAIS ORIENTAÇÕES
Como você pode ajudar na prevenção de infecção?
- Lave as mãos ou utilize o álcool gel antes e após contato com a criança
- Não sente ou deite na cama do paciente
- Solicite orientação ou ajuda da equipe de enfermagem sempre que necessário
Como você pode ajudar na prevenção de queda?
- Não deixe a criança sozinha
- Mantenha a cama/berço com as grades elevadas e com as rodas travadas
- Observar a criança em tempo integral
Como você pode ajudar com relação a terapia medicamentosa ?
- Não manusear a bomba de infusão, temos uma equipe treinada para realizar o procedimento
- Não alterar o gotejamento de soro e medicações, pois são realizadas baseada na prescrição médica
- Colabore para a realização de administração de medicações serem realizadas no horário aprazado
Como você pode ajudar em uma internação segura?
- A pulseira de identificação é de uso obrigatório e de extrema importância para segurança da criança, nela temos os dados e informações necessárias para evitar erros, seja de medicação ou procedimento. Ela deve ser colocado no momento da admissão, e se caso for danificada comunicar a enfermagem para solicitar a substituição imediatamente.
Com você pode colaborar com o Serviço de Nutrição?
- Existe um cardápio direcionado para cada paciente
- São oferecidas seis refeições ao dia, dependendo da patologia do paciente hospitalizado
- Não há necessidade de armazenar comida nos quartos, ou mesmo guardar parte da refeição para ingerir em outro momento do dia
- Um dos impactos da entrada sem autorização de alimentos e bebidas em instituições de saúde é o risco de infecção hospitalar, por isso, o paciente deve se alimentar apenas das refeições oferecidas pela hospital
- São servidos refeições para acompanhantes da UTI nos seguintes horários: 7h café da manhã, 13h almoço e 19h jantar
Atenção! Mesmo com todos os cuidados, caso ocorra alguma intercorrência, comunique imediatamente a equipe de enfermagem.
Paciência
Não demonstre ansiedade diante de quem está doente.
Realização de procedimentos
Nunca realize procedimentos. Lembre-se de que o Hospital dispõe de profissionais capacitados para proporcionar a melhor assistência ao paciente.
Crianças
Não é recomendável levar crianças para o Hospital. Se for imprescindível, os pais devem orientá-las a não correr pelos corredores e a falar baixo. Para a própria segurança, os pequenos devem ficar pouco tempo.
Música
Qualquer tipo de instrumento musical deve ser evitado. Por mais discreto que seja o som produzido, o ambiente hospitalar precisa ser o mais silencioso possível, já que o repouso é fundamental para a recuperação.
Roupa
O ambiente hospitalar é um local naturalmente propenso à contaminação por bactérias, vírus e outros agentes causadores de enfermidades. Usar roupas compostas e sapatos fechados mantém a proteção do visitante e a integridade do enfermo, além de evitar o contágio.
Silêncio
Fale baixo, coloque o celular no silencioso e tenha cuidado com os calçados ao andar nas áreas comuns do Hospital. Ambientes barulhentos causam estresse, que, por sua vez, alteram a pressão arterial, produzem taquicardia e desequilibram os níveis de adrenalina no corpo. A alteração desses níveis, somada à irritação, são prejudiciais ao tratamento.
Cigarro
É terminantemente proibido fumar nas dependências do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A fumaça expelida durante o ato de fumar é composta por substâncias cancerígenas, entre elas, o dióxido de carbono, substância altamente tóxica para o pulmão humano. Ela é nociva tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente que se encontra internado.
Flores
Não é permitido! Levar flores para os apartamentos aumenta os riscos de infecção hospitalar, se não forem bem conservadas. Além disso, podem favorecer o surgimento de alergias.
Bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em ambientes hospitalares. Além de alterar o estado de consciência e produzir situações desagradáveis, o comportamento decorrente da excitação das pessoas alcoolizadas perturba quem está em recuperação.