Canal de Denúncias da Unimed JP

Este é o Canal de Denúncias da Unimed João Pessoa, um meio de comunicação seguro para casos relativos às condutas inadequadas, antiéticas ou violações à legislação vigente.

Antes de fazer o seu relato,
leia a orientação abaixo

Se você quer fazer uma manifestação relativa a solicitações, dúvidas, críticas, reclamações e elogios, entre em contato com Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 725 1200) ou envie mensagem pelo FALE CONOSCO.

Agora, se esse não for o seu caso, confira alguns exemplos que devem ser relatados exclusivamente ao Canal de Denúncias e prossiga:

• Assédio
• Desrespeito às leis, normas e procedimentos internos
• Discriminação
• Favorecimento ou conflito de interesse
• Vazamento ou uso indevido de informações

Realizar relato

Garantia de sigilo

As informações registradas neste canal serão recebidas assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado pela Unimed João Pessoa para cada situação, sem conflitos de interesse.

A veracidade das informações é de responsabilidade do denunciante. Todas as informações serão verificadas durante a apuração. As ações decorrentes da denúncia serão tomadas a critério exclusivo da Unimed João Pessoa.

Confidencialidade

A Unimed João Pessoa assegura a confidencialidade e a possibilidade do anonimato ao reportar irregularidades, assim como a proibição de retaliação para quem desejar se identificar.

Todas as informações registradas serão recebidas e apuradas, assegurando sigilo absoluto e tratamento adequado, para cada situação, pela alta administração da Unimed João Pessoa, sem conflitos de interesses.

Como forma de garantir a segurança de quem optar pelo anonimato, a Unimed João Pessoa contratou uma empresa para fazer a recepção das denúncias e não terá qualquer acesso aos dados que levem à identificação.

Transparência

Você pode acompanhar a evolução do relato no Canal de Denúncias. Essa é uma forma de assegurar a transparência do processo. Ao cadastrar a manifestação, o sistema gera um número de protocolo, que precisa ser guardado. Esse número é a única chave para acompanhar a evolução da análise do processo e conclusão.

Perguntas e respostas

Em quais situações deve registrar um relato?

Todo evento e/ou relato sobre condutas indevidas, descumprimento do Código de Conduta e Relacionamento Unimed JP, bem como ao Estatuto Social, ao Regimento Interno, às políticas, diretrizes de gestão da Cooperativa, às normas ou leis que regem nossas atividades, devem ser registradas.

Ao registrar uma denúncia, o que deve ser preenchido?

  • O que? - Descrição detalhada do relato.
  • Quem? - Nome completo das pessoas envolvidas e testemunhas, se houver.
  • Quando? - Datas em que aconteceu ou acontecerá a situação.
  • Onde? - Unidade, bloco, andar, ala, departamento.
  • Quanto? - Se for possível medir, os valores envolvidos no caso
  • Provas? - Se elas existem e onde podem ser encontradas. Também é possível anexar documentos e outros arquivos pela internet.