A Unimed João Pessoa, por meio do Setor de Promoção da Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma ação educativa na sede administrativa, no bairro da Torre, para divulgar a Lei Nacional Antifumo e alertar sobre os maléficos do cigarro aos clientes e colaboradores. A lei, em vigor desde dezembro, proíbe o uso de cigarros em recintos fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados, em todo o território nacional.
Das 8 ao meio-dia, foram desenvolvidas atividades como teste para medir a capacidade respiratória dos clientes e funcionários, entrega de material educativo abordando os riscos do cigarro e uma pesquisa de avaliação. Clique aqui para ver imagens da ação na Unimed JP.
CAMPANHA
A intervenção na sede da Unimed JP fez parte da campanha organizada pelo Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) para esta sexta-feira (30) na Praça Vidal de Negreiros, Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa, com objetivo de alertar a população sobre a Lei Antifumo.
A programação na praça contou com diversas ações, entre elas, a pintura da logomarca da campanha, inspirada na Bandeira Nacional, utilizando grafite; aplicação do teste de fagerstroöm com fumantes (método de avaliação de dependência de nicotina); distribuição de panfletos educativos e apresentação de um grupo de xaxado.
Na quinta-feira (29) à tarde, os muros da Secretaria Municipal de Saúde e do Terminal Rodoviário de Integração receberam a pintura da logomarca da campanha.
PAINEL GRATIFADO
Por volta das 11 horas, uma das telas pintadas durante a atividade no Ponto de Cem Réis chegou à sede da Unimed João Pessoa. O painel ficará exposto por duas semanas no hall de entrada. A outra tela foi levada para a Secretaria da Saúde do Estado.
Para realizar a campanha, o Comitê de Controle do Tabagismo da AMPB, que é formada por várias instituições, a exemplo da Unimed JP, seguiu orientaçõe da ONG Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT), que está divulgando a Lei Antifumo nacionalmente.